Ciência Forense se faz com tecnologia e eficiência

19 de novembro de 2018 - 17:12 # # # #

A ciência e a tecnologia são pilares fundamentais para o desenvolvimento e obtenção dos detalhamentos nas perícias e resultados dos laudos precisos. Seja nas ruas ou nos laboratórios internos, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da sua Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), desenvolve e dispõe de ferramentas, sistemas e meios tecnológicos que facilitam tanto o sistema interno quanto o trabalho pericial forense de suas equipes da Capital e dos Núcleos no Interior do Estado.

É na CTI onde são desenvolvidos os mecanismos, softwares e aplicativos que otimizam o trabalho dos peritos, além do gerenciamento dos sistemas internos. A CTI é também responsável pela segurança da informação.

Pioneiro do Nordeste

O mais recente projeto desenvolvido, a baixo custo, e exclusivamente pela equipe interna da CTI é o aplicativo Galilei, criado pra auxiliar o trabalho do perito em local de crime. A nova ferramenta de trabalho, que é pioneira no Nordeste, passou um ano sendo desenvolvida junto com um grupo de peritos que deram uma contribuição informando em quais aspectos o aplicativo poderia facilitar o trabalho deles. O Galilei funciona em um dispositivo tablet e realiza digitalmente o registro das informações das perícias dos lugares de ocorrências, o que antes era feito por meio de anotações em pranchetas.

Segundo os peritos que já utilizam o Galilei, entre as múltiplas vantagens está a praticidade em preencher com mais agilidade os itens predispostos no software com apenas alguns toques. Para os usuários, também foram disponibilizadas as opções de capturarem com o tablet imagens, áudios, vídeos, testemunhos e quaisquer elementos que considerem importante, ou que sirvam de provas para serem anexadas ao processo de elaboração de um laudo pericial.

Outra ferramenta desenvolvida pela CTI e que passa por aperfeiçoamentos é o sistema Galileu, que tanto realiza gerenciamento interno administrativo, quanto o gerenciamento das perícias. Ficam registradas as etapas de uma apuração de vestígios, registro de coletas de dados, andamento dos processos de confecção de laudos, entre outras informações referentes a perícias de modo organizado e prático. 

Núcleos

A maior parte do trabalho fica concentrado na sede da Pefoce, em Fortaleza, porém, periodicamente uma equipe viaja a todos os sete núcleos do Interior do Estado para realizar manutenção preventiva e propor melhorias em Tecnologia da Informação.

São muitas as atribuições da CTI, mas o empenho da equipe em propor soluções no campo da Tecnologia faz com que consigam desenvolver com qualidade as mais variadas demandas, tais como auditoria em TI, rede computadores, desenvolvimento de softwares, controle e acesso biométricos e catracas eletrônicas, manutenção de sites, desenvolvimentos e projetos de TI, gerenciamento de dados e estatísticas, atendimentos internos, externos em postos de Identificação, unidades do Vapt Vupt, Coordenadoria de Identificação e Perícias Biométricas CIHBP e Núcleos do Interior.

    

 

Leia mais

Em quatro anos, Governo do Estado investiu R$ 26,1 milhões na Pefoce

Centro de estudo congrega conhecimento e realiza intercâmbio com o universo acadêmico

Perícia Forense: Dez anos de criação e modernização da polícia científica do Ceará