Núcleo atende de forma humanizada mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência

26 de novembro de 2018 - 18:43 # # # # #

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) é o setor da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) que exerce uma função tanto pericial, como os demais setores, quanto humanitária e social. Com profissionais e salas de atendimento especiais para acolher com todo cuidado e atenção os pacientes, o Namca atua no atendimento clínico pericial com a realização de exames e coleta de vestígios. 

O trabalho pericial de buscar elementos que comprovem um crime é distinto e variante de acordo com a natureza de cada caso, o local, o suspeito e a vítima. Na Pefoce, as coordenadorias lidam com inúmeras técnicas para extração e descoberta destas provas, entretanto lidar com casos em que a suposta prova está na vítima e ainda é motivo de dor e sofrimento é uma função delicada que requer técnica e sensibilidade para quebrar a barreira do trauma e se possa executar o trabalho pericial.

O Namca oferta assistência necessária às vítimas de abuso sexual e dispõe de espaço focado em proporcionar uma melhor acomodação para crianças na hora da realização de exames pertinentes ao delito, como coleta de material genético. Com uma brinquedoteca montada com brinquedos doados, o cenário procura amenizar o trauma vivenciado pelas vítimas. O núcleo tem um espaço diferenciado. A separação ocorre para evitar o contato com os agressores, ou com pessoas que vão à Pefoce realizar outros tipos de atendimento. Eles são acolhidos em salas estrategicamente pensadas para dar uma sensação de conforto e acolhimento com a finalidade de evitar o processo de revitimização, fenômeno que decorre do sofrimento continuado ou repetido da vítima de um ato violento.

Segundo a médica perita legista e supervisora do Namca, Ana Leopoldina, todo o zelo e cautela para este tipo de atendimento é importante para não rememorar o trauma sofrido, e, para conseguir extrair o vestígio, que é a prova material do crime. “Temos toda uma infraestrutura técnica para conseguir ter uma eficiência maior na busca pelas evidências. Aparelhos de ultrassonografia modernos e outros equipamentos de vídeo. Tudo bem equipado para ter exames mais efetivos, e que possam nos levar a ter um sucesso maior na coleta dos vestígios e a transformação deles em provas”, revela.

Em 2017, em todo o Ceará, foram realizados 2.096 exames para constatação ou não de crimes sexuais. Neste ano, até o mês de outubro foram 1.981 procedimentos realizados. O Núcleo Especial realiza atendimentos na sede da Pefoce, em Fortaleza, e nos Núcleos do Interior do Estado situados nos municípios de Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá.

Para atender as crianças, que são forte alvo dos agressores, o Namca tem um ambiente lúdico com brinquedoteca, livros e material didático para que elas possam se distrair e se reportarem ao mundo que nunca deveria deixar de ser delas, o da infância. A brinquedoteca é um espaço que funciona como um momento de terapia antes e depois dos atendimentos para confortar crianças e remetê-las a um ambiente confiável e de distração. Muitas crianças chegam um pouco acanhadas para fazer os exames, mas ao terem contato com os brinquedos mudam. No espaço há máscaras de bichinhos, livros, papéis, canetas que elas podem expressar seus sentimentos através de desenhos. Ao final da consulta as crianças escolhem brinquedos para levarem para casa.

Para manter atendimento, o Namca recebe brinquedos e material didático. As doações ocorrem de diferentes maneiras. Parte deles são oriundas de escolas e centros acadêmicos, que realizam palestras educacionais ou gincanas. Mas não só escolas e universidades, o local também recebe doações de outros grupos voluntários que queiram colaborar com a causa.

Ana Leopoldina conta que sempre que recebe alunos engajados nas arrecadações de brinquedos se sente grata aos que compreendem a causa e que se disponibilizam, de alguma forma, a colaborar. “O que eles doam é de extrema importância para o trato com as crianças vítimas que atendemos aqui diariamente. Esses brinquedos são um acalento para elas, mas por trás disso há um trabalho socioeducacional dos que apoiam a causa”, conta.

As necessidades especiais detectadas, durante o atendimento, são encaminhadas para o serviço assistencial hospitalar, psicossocial e jurídico. A ação é destaque nacional, estando em 2017, entre as dez melhores práticas inovadoras de enfrentamento à violência contra as mulheres, conforme pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Brinquedoteca do Namca