Perito geral realiza visita técnica aos núcleos de Sobral, Canindé e Itapipoca

9 de agosto de 2021 - 17:15 # # # # # #

Texto/Fotos: Sara Sousa - Ascom Pefoce

Finalizando o ciclo de viagens aos núcleos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) situados no interior do Estado, o perito geral Júlio Torres esteve, na última semana, entre os dias 5 e 6 de agosto, nas cidades de Canindé, Sobral e Itapipoca. Nas semanas anteriores, o perito geral e a comitiva de coordenadores da Pefoce viajaram para Russas, Quixeramobim, Crateús, Tauá, Iguatu e Juazeiro do Norte, cidades que sediam núcleos regionais da Pefoce no Estado.

As visitas realizadas em todos os núcleos da Pefoce fazem parte de uma ação de alinhamento das demandas, vistorias técnicas das estruturas e integração dos servidores, medidas propostas por Júlio Torres, além do acompanhamento das obras dos núcleos que estão em construção.

Sertões de Canindé

Em Canindé, distante 117 km de Fortaleza, o núcleo Sertão de Canindé atende 22 municípios da região. Em passagem pela sede provisória do núcleo, o perito geral da Pefoce, junto com o diretor de Planejamento e Gestão Interno (DPGI), Renato Jévson, e a comitiva de coordenadores, conheceu as instalações onde são realizadas as perícias e se reuniu com os servidores para tratativas internas.

O médico perito legista e supervisor de Medicina Legal, Josebson Silva Dias, considerou inovadora a ação do perito geral de ir pessoalmente fazer o diagnóstico da situação do núcleo e ouvir quem realmente está na ponta atuando. “Ele está se propondo a nos ouvir e identificar as dificuldades específicas para propor soluções”, destacou.

Para o perito geral, é essencial que a gestão esteja em constante contato com o servidor, que é quem está na base da estrutura do órgão “Quando a gente vem aos núcleos temos outra dimensão da situação e, ao final de cada reunião, eu vou anotando os pontos de cada local para sentar com calma e ver como determinada situação pode ser tratada. Acredito em uma gestão descentralizada, que escuta, vê e tenha essa abertura participativa com os servidores”, disse.

Região Norte

Na extremidade Norte do Estado, o Núcleo de Perícia Forense fica sediado em Sobral, distante 220 km de Fortaleza, o núcleo da Região Norte atende a 49 municípios, sendo um dos maiores núcleos de perícia fora da capital do Estado. O núcleo, que passa por manutenção estrutural, após a visita guiada realizada com os supervisores locais, teve a habitual reunião das coordenadorias para o ajuste de cada setor.

No núcleo de Sobral, além das perícias médico-legais e de locais de crime, são realizadas perícias toxicológicas em drogas em suporte direto ao trabalho policial da região. O perito legista e supervisor de Análise Laboratorial Forense, Janilson Filho, destacou a vinda dos coordenadores para a padronização das perícias e a ação similar ao “governo itinerante” promovida pela gestão da Pefoce. “Essa atividade itinerante é essencial para observar como é realizado o trabalho e tentar uniformizar o atendimento em todo o Estado”, avaliou.

O supervisor administrativo e auxiliar de perícia Antônio Garófalo, destacou a atual obra de manutenção elétrica que está em fase de finalização no núcleo e os futuros ajustes que virão. “Estamos dando prioridade para o pleno funcionamento da atividade e visando a segurança dos servidores e colaboradores. Aos poucos, outras melhorias vão sendo realizadas, e a vinda da gestão é fundamental para elaborar esses futuros ajustes conosco”, disse.

O médico perito legista, Fabiano Fazanaro, supervisor de Medicina Legal, considerou importante a visita do perito geral e da reunião geral onde todos os quesitos foram expostos, estrutura, materiais e procedimentos. Na visão do médico, há perspectiva de melhoras para o núcleo e o desejo de que as visitas se tornem periódicas.

Ceará Pacífico

Durante a passagem por Sobral, o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, participou da reunião do comitê deliberativo do “Pacto por um Ceará Pacífico” para tratar de pautas para redução e prevenção da criminalidade na região norte do Estado. Na ocasião, o perito geral falou sobre a contribuição da Pefoce para as investigações de crimes em Sobral, principalmente, do uso de tecnologia dos laboratórios Forenses para perícia de balística e análise toxicológica que repercutem diretamente na elucidação de homicídios e tráfico de drogas. O evento contou com a participação do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e de representantes das forças de segurança do Ceará e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Itapipoca

A visita aos núcleos regionais de perícia teve sua última parada na cidade de Itapipoca, aproximadamente 135 km de Fortaleza, onde está em fase de construção o núcleo para atender as demandas da região litoral oeste do Estado. No local, o perito geral e a comitiva de coordenadores visitaram as salas onde serão instalados os futuros laboratórios e demais setores das coordenadorias de Perícia Criminal, Medicina Legal, Identificação Humana e Perícias Biométricas e Análise Laboratorial Forense.

Perito geral visita núcleos da Pefoce em Quixeramobim, Tauá e Crateús

Perito geral realiza série de visitas técnicas aos núcleos de perícia no interior do Estado