Perito geral realiza série de visitas técnicas aos núcleos de perícia no interior do Estado

26 de julho de 2021 - 18:52 # # # # #

Texto/Fotos: Sara Sousa - Ascom Pefoce

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, junto de uma comitiva de coordenadores da instituição, deu início a uma série de visitas aos Núcleos de Perícia Forense existentes no Estado do Ceará. O objetivo é visitar todos os sete núcleos existentes no interior do Ceará. O itinerário das visitas teve início na manhã da última quinta-feira (22) e, até sexta-feira (23), percorreu pelos núcleos da região Vale do Jaguaribe, sediado em Russas; Região Sul, com sede em Juazeiro do Norte; e Região Centro Sul, localizado na cidade de Iguatu. O perito geral tem como intuito seguir com as visitações aos demais núcleos para conhecer a estrutura de cada local, alinhar demandas e acompanhar de perto o trabalho desempenhado pelos servidores da Pefoce que atuam no interior do Estado.

No total, a Pefoce dispõe de sete núcleos de perícia para atender a demanda do interior do Estado e reduzir o impacto das perícias realizadas na sede, em Fortaleza, dando mais fluidez às demandas ocorridas, bem como auxiliar nas investigações desenvolvidas nas cidades do interior. E, para conhecer a realidade de cada núcleo, o perito geral e coordenadores de perícias da Pefoce participaram de uma série de reuniões e visitas institucionais.

Pefoce Região Vale do Jaguaribe 

O primeiro ponto a ser visitado foi o núcleo da região Vale do Jaguaribe. Sediado na cidade de Russas (distante cerca de 167 km de Fortaleza), o núcleo é o mais novo em atuação, inaugurado em 2018. De acordo com o perito geral, Júlio Torres, é necessário conhecer de perto as necessidades para ajustar o que for necessário e ver também como está sendo realizado o atendimento para a população. “É importante esse contato com o servidor para ouvir e ver de perto as demandas, ver como podemos melhorar tanto o trabalho desenvolvido pelos servidores, quanto o atendimento para o público”, disse.

O núcleo da Pefoce na Região do Vale do Jaguaribe é responsável por atender Russas e outras 16 cidades do entorno. Após conhecer a estrutura do local, o perito geral do Ceará e os coordenadores da Pefoce estiveram reunidos para detalhamentos e ajustamentos internos. Ao final da atividade, a comitiva da Pefoce seguiu viagem para outro ponto do Estado: a região sul, cujo núcleo da Pefoce fica instalado em Juazeiro do Norte.

Entre um dos temas abordados durante a visita, o trabalho da identificação civil foi um dos pontos levantados junto aos servidores do núcleo de Russas. O perito criminal, Raimundo Alves Bezerra, considerou positiva a iniciativa da gestão da Pefoce em viajar para conhecer e propor ajustes necessários nos núcleos. “Era uma necessidade essa visitação por parte de perito geral e é notável essa atitude de se dispor a visitar e resolver situações que às vezes eram só burocráticas. O momento foi produtivo e vai render bons frutos”, disse o perito criminal.

Pefoce Região Sul 

Sendo um dos maiores núcleos da Pefoce fora da Capital, a atuação da Perícia Forense da Região Sul do Ceará, alocado em Juazeiro do Norte (aproximadamente 495 km de Fortaleza), é imprescindível para o atendimento dos 26 municípios daquela região. Em Juazeiro do Norte, assim como em Russas, o perito geral visitou toda a extensão do núcleo e suas equipes, junto aos responsáveis e representantes das coordenadorias de Perícia Criminal, Medicina Legal, Planejamento e Gestão, Tecnologia da Informação, Análise Laboratorial Forense e Identificação Humana e Perícias Biométricas. Na ocasião, a comitiva da Pefoce avaliou a estrutura dos laboratórios, equipamentos e propôs ajustes técnicos para um melhor andamento da atividade pericial, além de ouvir atenciosamente as pautas apresentadas pelos servidores do núcleo.

Para a auxiliar de perícia, Synthya Thacyana, que atua no núcleo da Região Sul, em Juazeiro, a visita do perito geral e dos coordenadores foi super importante e representa um grande passo para a ‘perícia do interior’ manter esse diálogo mais próximo com a ‘perícia da capital’ para otimizar cada vez mais os serviços.

A supervisora administrativa no núcleo, Germana Brito, também demonstrou contentamento pelo ocorrido. “Faz com que criemos ânimo novo no serviço público, numa nova perspectiva de união de forças em um objetivo maior, trazer à população segurança, rapidez e honra aos serviços aqui prestados”, disse.

A visita às instalações do núcleo e os levantamentos apresentados na reunião deram ânimo ao médico perito legista, Andrey Cavalcante, supervisor da Medicina Legal, no núcleo. “A visita foi bastante produtiva e esse novo olhar que a gestão está dando, de importâncias aos núcleos do interior, é uma coisa inédita. Essa atenção que o perito geral está dando é o grau de importância que nós merecemos enquanto perícia do Ceará”, declarou.

Pefoce Região Centro-Sul 

Finalizando o itinerário do primeiro cronograma de viagens, a comitiva da Pefoce foi até a cidade de Iguatu (cerca de 370 km de Fortaleza), acompanhar de perto o andamento da obra de manutenção do Núcleo de Perícia Forense da Região Centro-Sul do Estado que presta o atendimento em 19 municípios.

Além de verificar as melhorias na estrutura do prédio, o perito geral da Pefoce foi conhecer pessoalmente quais são as necessidades no núcleo. Júlio Torres destacou que é fundamental acompanhar de perto e manter todo o órgão integrado. “Nada dispensa o olhar e a presença. Da parte da gestão nós vamos manter esse contato mais próximo e buscar melhorias”, disse.

A auxiliar de perícia e supervisora do núcleo da Região Sul, Iana Sobreira, contou que até então ela não tinha presenciado a visita da gestão ao núcleo. “Acho de suma importância essa visita, em quatro anos, o Dr Júlio é o primeiro perito geral a nos visitar. É muito importante esse contato, essa aproximação e ver a estrutura do local e como o quadro funcional atua”, disse.

Reforço operacional

Às vésperas de ser efetivado o concurso para o ingresso de 170 novos servidores na Pefoce, observar o quadro funcional do órgão, detectar as carências de baixo efetivo nos núcleos também está entre os objetivos da nova gestão da Pefoce. “Nós estamos indo aos núcleos para ver como está o servidor, qual estrutura ele possui, como está o atendimento ao público e tentar dar mais fluidez ao trabalho. Com a chegada do concurso nós também vamos conseguir dar um melhor suporte ao interior”, declarou, Júlio Torres.