Perito Criminal: a ciência química na solução de crimes

14 de junho de 2021 - 17:28 # # # # # # #

Texto e Fotos: Francisco Monteiro - Ascom Pefoce

A série especial #CarreirasPefoce, que detalha a atuação dos profissionais de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com foco no esclarecimento das dúvidas dos candidatos que prestarão concurso para o órgão (ver edital aqui), abordará hoje o cargo de perito criminal.

Lotados em sua maioria na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), os peritos criminais exercem, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, realizam exames laboratoriais e procedem a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Químicos e engenheiros químicos

Presentes no edital com oito áreas de formação distintas, iniciaremos o cargo de perito criminal falando da atividade dos químicos e engenheiros químicos na Pefoce. Para ingresso nessa carreira é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Química ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional equivalente ativo.

Os químicos e engenheiros químicos da Pefoce integram diversos núcleos da Copec, mas possuem lotação principal no Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf).

Perícia Criminal 

Na Copec, os engenheiros químicos poderão atuar nas perícias de local de crime contra a vida, patrimônio e acidentes de trânsito, bem como no Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), atendendo ocorrências que envolvam incêndios e crimes ambientais.

Laboratório de Química Forense 

Na Calf, os peritos químicos atendem a uma vasta carta de serviços, contando com 13 diferentes tipos de perícias, que englobam verificações de adulteração ou falsificação em diversos produtos químicos, como bebidas alcoólicas, perfumes e combustíveis, identificação de substâncias inflamáveis, explosivos, análises de água, de agentes químicos, como o álcool em gel, e físico-descritivas, exames de constatação de objetos metálicos, metalográfico e residuográfico, além da pesquisa de fluido biológico humano em luminol.

As principais perícias realizadas hoje por esses profissionais são o exame residuográfico, que consiste na pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo; o exame de constatação de objetos metálicos, a fim de identificar a composição de uma liga metálica; e a identificação de combustíveis, verificando possíveis adulterações e poder de inflamabilidade.