Perito Criminal: a contabilidade em benefício da Segurança Pública

24 de junho de 2021 - 20:24 # # # # #

Texto: Francisco Monteiro Fotos: Francisco Monteiro e Sara Sousa - Ascom Pefoce

A série especial #CarreirasPefoce, que detalha a atuação dos profissionais de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), se encerra nesta edição com a conclusão do cargo de perito criminal. Buscamos até aqui esclarecer as principais dúvidas dos candidatos que prestarão o concurso público para o órgão (ver edital aqui), quanto às suas áreas de atuação.

Lotados em sua maioria na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), os peritos criminais exercem, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, realizam exames laboratoriais e procedem a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Ciências contábeis

Presentes no edital em oito áreas de formação distintas, falaremos hoje da atividade dos peritos criminais com formação em Ciências Contábeis. Para ingresso nessa carreira específica, é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional equivalente ativo.

NUPDC

Os peritos criminais contábeis atuarão diretamente no Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC), onde são realizadas as perícias contábeis propriamente ditas, além de perícias grafotécnicas e perícias documentoscópicas. O intuito é formar esses profissionais na Capital para exercerem suas atividades em todas as cidades do Ceará que possuem núcleos da Pefoce. Há uma demanda crescente no Interior do Estado, que exige um atendimento mais rápido e dinâmico desse tipo de exame, tão importante para a sociedade cearense, sem que precise ser direcionado à Capital.

Crimes de ordem financeira

A perícia criminal contábil na Pefoce consiste basicamente na análise de documentos e demonstrativos contábeis que envolvam investigação de crimes de ordem financeira ou demais delitos ligados à contabilidade, como lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, desvios financeiros em empresas ou prefeituras, através de transferências bancárias, movimentações atípicas, fraudes fiscais, sonegação de impostos, atribuídos a pessoas físicas ou jurídicas.

Perito criminal contábil

Nessa área, o perito criminal analisa notas fiscais, extratos bancários, comprovantes de transferências, recibos, notas de empenhos, entre outros tipos de documentação financeira, como balancetes, despesas administrativas ou com pessoal, utilizando seus conhecimentos contábeis para responder quesitos das autoridades policial e judiciária, elaborando laudos com rigor técnico-científico, para subsidiar as investigações, com objetivo de inocentar ou comprovar a natureza delituosa.

Licitações

Na parte de licitações e contratos administrativos, há uma crescente necessidade de perícias dessa natureza, principalmente em municípios do Interior do nosso Estado. Agentes públicos se valem, muitas vezes, da inércia do poder de fiscalização para burlar a legislação e enriquecer ilicitamente, através de licitações fraudulentas. Nesse cenário, é inequívoca a importância do incremento desses profissionais aos quadros da Segurança Pública do Ceará.

Carreiras Pefoce

O projeto #CarreirasPefoce foi idealizado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Pefoce com objetivo de apresentar um pouco sobre os cargos ofertados no concurso e a atuação dos servidores do órgão. Os candidatos que pretendem ingressar nas demais vagas do concurso, médico perito-legista, perito legista, auxiliar de perícia e perito criminal, podem acessar as matérias anteriores já publicadas no site da Pefoce.