Auxiliar de perícia e sua ampla atuação nas coordenadorias da Pefoce

11 de junho de 2021 - 15:43 # # # # #

Texto: Francisco Monteiro | Fotos: Sara Sousa - Ascom Pefoce

Na série especial #CarreirasPefoce, continuamos falando do cargo de auxiliar de perícia. Para os concurseiros que pretendem ingressar na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), daremos seguimento às atividades realizadas por esses profissionais. O auxiliar de perícia atua junto aos médicos peritos legistas, aos peritos legistas e aos peritos criminais, dentro de sua área de competência, nos trabalhos periciais internos e externos de sua responsabilidade.

Para ingresso no cargo, é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, em qualquer área do conhecimento, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Das 70 vagas imediatas ofertadas no concurso, 25 são destinadas exclusivamente para a atuação na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), abordadas na última publicação dessa série.

Detalharemos a seguir a atuação das outras 45 vagas para auxiliares de perícia, que serão distribuídas nas coordenadorias de Perícia Criminal (Copec), Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) e na Análises Laboratoriais Forenses (Calf).

Copec

As vagas para a Copec se fizeram presentes neste certame e anseiam lotar os auxiliares de perícia no Núcleo de Perícia Externa (Nupex), para atuarem com os peritos criminais em locais de crime contra a vida, contra o patrimônio, em ocorrências de trânsito e na identificação veicular.

Eles podem atuar também no Núcleo de Perícias Documentoscópicas e Contábeis (NUPDC), auxiliando nas perícias em documentoscopia e grafoscopia; no Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), dando suporte aos sinistros em locais de incêndio, desabamentos, explosões e que envolvam impacto ao meio ambiente; no Núcleo de Balística Forense (Nubaf), gerenciando a entrada de materiais e atuando nas perícias em armas de fogo e munições; e no Núcleo de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico (NPTAT), auxiliando nas extrações de dados das perícias em informática forense.

CIHPB

Os auxiliares de perícia lotados na CIHPB estão presentes no Núcleo de Identificação Civil (Nuici), no Núcleo de Identificação Criminal (Nucri), no Núcleo de Arquivo Onomástico (Nuaro) e no Núcleo de Classificação e Perícias Papiloscópicas (NUCPP), que compreende o Laboratório de Impressões Papiloscópicas (LIP), o Laboratório de Identificação Necropapiloscópica (LIN) e o Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID).

Identificação civil e criminal

No Nuici, os auxiliares de perícia realizam os exames papiloscópicos para emissão da carteira de identidade civil. No Nucri, os profissionais realizam pesquisas e a identificação criminal de presos/apreendidos em ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), assim como realizam a emissão de certidões de antecedentes criminais para a população cearense e atendem as demandas de autoridades policiais e judiciárias em respostas a ofícios provenientes de todo o País.

Arquivo onomástico

Outro campo de atividade do auxiliar de perícia, o Nuaro mantém arquivo de todos prontuários civis e documentações apresentadas para requerimento da carteira de identidade civil (RG) no estado do Ceará. No núcleo, são realizadas consultas e pesquisas para respostas a ofícios dos núcleos da Pefoce, dos demais institutos de identificação de todo País e de outros órgãos que requerem informações acerca de identificações realizadas no Estado. O Arquivo Onomástico conta com mais de 2 milhões de documentos (prontuários civis) digitalizados.

Laboratórios de papiloscopia

No LIP, os auxiliares de perícia desenvolvem pesquisas de materiais a serem utilizados nas diversas técnicas de impressões papiloscópicas e trabalham na revelação de digitais coletadas em objetos de locais de crimes variados, atendendo demandas das autoridades judiciárias e policiais, e do Nupex da Copec.

É no LIN que os profissionais também realizam a identificação necropapiloscópica para liberação de todos os corpos que dão entrada na Pefoce. No LID, atuam junto aos hospitais, buscando a identificação civil de desconhecidos que dão entrada no sistema de saúde e abrigos de Fortaleza e Região Metropolitana da Capital.

Calf

Os auxiliares de perícia lotados na Calf gerenciam as recepções internas e externas do laboratório, vinculadas ao Núcleo de Controle Cartorial Cartorial e Expediente (NUCCE). Na recepção interna, eles recebem as amostras oriundas de dentro da Pefoce, sobretudo do Núcleo de Tanatologia e Antropologia Forense (NUTAF), do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), do setor de Flagrantes, vinculados à Comel, e do Nupex, vinculado à Copec.

É na recepção externa que as amostras oriundas de delegacias de Polícia Civil, principalmente drogas e objetos diversos, dão entrada mediante ofício na Pefoce e são recebidas, registradas, devidamente acondicionadas e custodiadas pelos auxiliares de perícia, para serem analisadas posteriormente pelos peritos legistas e peritos criminais nos laboratórios de Química, Biologia, Toxicologia e DNA Forense.

Os auxiliares de perícia da Calf também são os responsáveis por realizar a quantificação e qualificação prévias para o exame toxicológico de identificação de drogas brutas, procedem à coleta para exame residuográfico no flagrante e necrotério, preparação e coletas de DNA para o Codis (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Bancos de Perfis Genéticos), preparo de soluções para posteriores análises, coleta e extração de amostra referência de DNA, acondicionamento, armazenamento e custódia de amostras de DNA já extraídas, cadastro de planilhas e estatísticas nos casos de identificação humana.