Peritos do Ceará assimilam novas técnicas de identificação veicular e participam de testes de acidente de trânsito em seminário nacional

22 de outubro de 2018 - 17:47

Um grupo com sete peritos criminais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou do XIII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e do XI Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito, que ocorreram na cidade de Bonito, no Mato Grosso do sul, nos dias 17 a 19 deste mês. O grupo, que regressou ao Ceará com novos conhecimentos e técnicas, já planeja replicar o conhecimento assimilado com os demais servidores.

Além das palestras com as novas técnicas para perícia de identificação veicular, crimes de trânsito e métodos para revelar adulteração em chassi, os peritos participaram de atividades práticas. Um das aulas mostrou testes “ao vivo” de acidentes de trânsito. Na série de “crash testes”, onde foram simuladas cinco situações distintas de acidentes, os peritos puderam ter uma visão diferenciada da dinâmica das colisões entre veículos e atropelamentos em suas mais variadas formas. Um dos palestrantes, o norte-americano Rusty Right, diretor do CSI (Collision Safety Institute), mostrou quatro estudos de impacto contra pedestre, ciclista e com outros carros durante a etapa prática dos seminários.

Para o supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex), Rogério Alexandre, o conhecimento adquirido no seminário foi significativo, principalmente no quesito de nova técnica para identificação de chassi e placas adulteradas e os testes com situações de atropelamentos, e colisões entre veículos.
Ainda de acordo com Rogério, a Pefoce já programa um workshop para treinar os peritos de locais de crime e de acidentes de trânsito para tão logo assimilarem os novos aprendizados. “A intenção é capacitar os nossos servidores, inclusive os dos Núcleos (Interior). Nós vamos receber o material do seminário para replicar todo o conteúdo que captamos nos seminários”, afirma Rogério.

* Imagens dos “crash testes” realizados com um ‘manequim simulador’.