Pefoce realiza palestras sobre o uso de drone na perícia criminal e a contrainteligência nos órgãos periciais

19 de outubro de 2018 - 17:12

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou, na tarde desta sexta-feira (19), as palestras “O uso de drone na perícia criminal” e “A contrainteligência nos órgãos periciais”, ministradas pelo perito criminal de Goiás, Walker Toledo Duarte. O evento teve como público-alvo servidores da Pefoce e da Polícia Civil.

A perita criminal Manuela Candido, coordenadora de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), agradeceu a presença do palestrante e ressaltou a importância da capacitação contínua dos profissionais da Pefoce, além da troca de conhecimento entre as instituições. “Estamos muito honrados em recebê-lo aqui no Ceará. É muito importante a qualificação permanente dos servidores”, afirmou a perita.

O perito goiano abordou o uso da tecnologia em favor da prova pericial e as possíveis utilizações de drones em locais de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), acidentes de trânsito, crimes contra o patrimônio, além de perícias de meio ambiente, em grandes territórios e locais de difícil acesso. “Com o RPA (drone) temos a perspectivas diferentes do que já estamos acostumados. Se o vestígio estiver na parte de cima de uma superfície, e o perito não tiver todas as perspectivas, é possível ele perder o vestígio. Com o RPA isso não acontece. E ele auxilia a baixo custo”, disse Walker Toledo. Também foram abordados estudos de casos, nos quais drones foram utilizados.

 

 

A segunda palestra ocorrida tratou sobre a contrainteligência nos órgãos periciais de todo o país. O perito ressaltou que a atividade objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa e ações de qualquer natureza que constituam ameaça à salvaguarda de dados, informações e conhecimentos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, bem como das áreas e dos meios que os retenham ou em que transitem, conforme artigo 3º do decreto 4.376/2002 que dispõe sobre a organização e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência.

Sobre o palestrante

Walker Toledo é graduado em Tecnologia em Redes de Computadores, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e especialista em Governança nas Tecnologias da Informação pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Atualmente, é perito criminal do Estado de Goiás, atuando em locais de crime de crimes contra a vida, patrimônio, dentre outros. Possui experiência nas áreas de local de crime, computação forense e crimes cibernéticos. Também atua como professor na Escola Superior da Polícia Civil de Goiás.