Peritos participam de curso de fotografia forense e edição de imagens

18 de dezembro de 2018 - 14:57 # # # # # #

Peritos de local de crime da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluíram, ontem, o curso de fotografia para melhorar a qualidade e eficiência do registro dos vestígios em locais de ocorrência. O curso: “Fotografia Forense e edição de imagem” foi promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e ministrado pelo fotógrafo Cícero Oliveira da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O workshop foi realizado na sede da Pefoce.

Com aulas teóricas e práticas os peritos do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) entenderam as funcionalidades da câmera e técnicas especiais para diferentes ocasiões. Fotografia macro, fotografia de arquitetura e fotografia de locais foram umas das técnicas assimiladas. Os alunos também tiveram aulas para registrar imagens com o drone, equipamento que eles já utilizavam em perícias, mas não exploravam todos os recursos. “São técnicas importantes quando são aplicadas em determinados locais de crimes e sinistros de baixa luminosidade, por exemplo”, avalia, Cícero.

Dúvidas básicas sobre o ajuste de foco, luz, velocidade do obturador e como manipular a máquina de acordo com a necessidade de cada situação foram sanadas. Os servidores que não compreendiam muito sobre o ajuste manual, optando por fazer imagens na função ‘automático’, aprenderam a utilizar a câmera de maneira correta e melhorar a qualidade das imagens.

Uma das dificuldades apresentadas pelos peritos ao professor era em relação à iluminação, como rebater a luz ou utilizá-la à favor. Com a técnica da função macro, eles aprenderam a registrar detalhes, impressão digital, fecho de porta, perfurações e outros objetos, detalhes que são importantes para quem vai receber o material da investigação.

Nas aulas práticas os alunos fizeram o registro de impressões digitais em superfícies claras e escuras e descobriram o melhor método de captar o vestígio por meio das lentes.
Em aula externa, os participantes também aprenderam a fazer imagens de objetos em movimento, o que é uma necessidade nas ocorrências de trânsito, por exemplo.

Após as aulas práticas e teóricas com a câmera e dicas de edição de imagens, os alunos foram submetidos a um teste para reforçar o conteúdo aplicado ao longo do curso. O objetivo da formação foi fazer com que os peritos compreendessem e explorassem com mais eficiências os recursos das câmeras digitais fotográficas e melhorassem a qualidade das imagens através da edição. Ao término da formação os peritos foram elogiados pelo professor, “A turma é bastante curiosa e dedicada em aprender. As técnicas foram amplamente absorvidas e reproduzidas por eles”, conta.