3° Edição: projeto leitura que nos atravessam da Pefoce
13 de fevereiro de 2026 - 14:40 ##apas ##leiturasquenosatravessam ##pefoce

Na terceira edição do projeto “Leituras que nos atravessam”, apresentamos a perspectiva literária do servidor Joel Boechat de Morais Júnior, perito médico-legista da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) do Núcleo de Perícia Forense de Juazeiro do Norte. Integrante da Pefoce desde 15 de maio de 2013, ele compartilha a obra que marcou sua trajetória de leitura e reflexão.
Nesta edição, Joel traz suas impressões sobre 1984, de George Orwell, destacando também sua vivência pessoal e profissional no campo da perícia.
Livro indicado: 1984, de Gerge Orwell
Sinopse: Os termos big brother e guerra fria são expressões amplamente utilizadas, mas a maioria de nós não sabe que as criou. São exemplos da visão futurista de George Orwell, que imaginou um mundo dominado por um império totalitário cuja fonte primária de poder é a vigilância constante das pessoas e a manipulação das notícias.
Por que esse livro me marcou
“Orwell imaginou que a adulteração de notícias do passado pelo poder público poderia ser uma fonte inesgotável de poder e isso se tornou possível com a transformação da mídia impressa para digital. A perplexidade aumenta quando notamos que o autor previu as câmeras de vigilância, as TVs de tela plana, a possível gravação do que falamos no ambiente de trabalho ou emcasa, os termos que usávamos no passado recente e que hoje são politicamente incorretos ou quando ousamos discordar do senso comum e sofremos críticas e exposição (o que ele chama de pensamento-crime) tudo isso escrito na década de 1940. A história tem um suspense envolvente e nos diverte quando percebemos as previsões que se concretizaram”, destacou o perito medico legista.
Sobre Projeto Leituras que nos atravessam
Com o objetivo de estimular a leitura na área pericial, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) lançou neste ano de 2026 o projeto “Leituras que nos atravessam”, uma iniciativa que cria, no âmbito da instituição, um espaço institucional permanente para valorizar as experiências de leitura que marcaram trajetórias pessoais e profissionais de nossos(as) servidores(as).
A cada mês, um(a) servidor(a) será convidado(a) a indicar um livro significativo em sua história, apresentando uma breve sinopse e uma reflexão sobre por que essa obra deixou marcas.