2ª edição: projeto leitura que nos atravessam

1 de fevereiro de 2026 - 08:47 # # # #

 


Nesta segunda edição do projeto Leitura que nos atravessa, da Perícia Forense do Estado do Ceará, a palavra ganha caminho e sentido. O auxiliar de perícia Alexsandro Bezerra Silveira, da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas da Pefoce, nos convida a atravessar um clássico da educação financeira, escrito por George S. Clason: O homem mais rico da Babilônia. Uma leitura atemporal que estimula reflexões sobre escolhas, prosperidade e sabedoria.

Livro: “O Homem Mais Rico da Babilônia”

Publicado em 1926, o livro utiliza parábolas ambientadas na antiga Babilônia para transmitir ensinamentos sobre educação financeira, gestão do dinheiro e construção de riqueza.

Sinopse

A obra acompanha a jornada de Arkad, que começou como um simples escriba (servidor do Estado) e se tornou o homem mais rico da Babilônia. A pedido do Rei Sargon, Arkad compartilha sua sabedoria com cidadãos que trabalham muito, mas não conseguem acumular riqueza, revelando que a prosperidade da cidade dependia da educação financeira de seu povo. 

Resumo das Principais Lições

Segundo o auxiliar de perícia, Alexsandro Silveira, o livro é estruturado em princípios práticos, sendo os mais famosos:

Pague-se primeiro: Reserve pelo menos 10% de tudo o que ganhar antes de pagar qualquer conta.

Controle seus gastos: Diferencie necessidades de desejos para viver abaixo dos seus meios.

Faça o dinheiro trabalhar: Invista suas economias para que elas gerem “filhos” (juros e lucros) que trabalhem para você.

Proteja seu tesouro: Evite investimentos arriscados e só peça conselhos a quem realmente entende do assunto.

Aumente sua capacidade de ganho: Invista em si mesmo e no seu conhecimento para se tornar mais produtivo e valorizado. 

Por que este livro marcou?

“O que mais me chamou a atenção no livro foi a maneira de como inserir em minha vida a educação financeira, controlar gastos, viver com o que ganha (na realidade), nunca pedir empréstimos que não seja realmente necessário, aprender a colocar suas economias para trabalhar para você mesmo e não para os outros (principalmente hoje com a poupança tão em baixa e os bancos com juros nas alturas).”

Completou: “E usar do conhecimento para melhor performar em sua economia, nem que seja necessário pedir ajuda de quem realmente entenda e tenha mais experiencia.

E com esse o objetivo de ter uma vida mais tranquila, pois o que mais deixa as pessoas aperreadas é não ter recursos financeiros para honrarem seus compromissos em dia.”

Sobre Projeto Leituras que nos atravessam

Com o objetivo de estimular a leitura na área pericial, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) lançou neste ano de 2026 o projeto “Leituras que nos atravessam”, uma iniciativa que cria, no âmbito da instituição, um espaço institucional permanente para valorizar as experiências de leitura que marcaram trajetórias pessoais e profissionais de nossos(as) servidores(as).

A cada mês, um(a) servidor(a) será convidado(a) a indicar um livro significativo em sua história, apresentando uma breve sinopse e uma reflexão sobre por que essa obra deixou marcas.