Pefoce participa do III Workshop do Comitê Internacional da Cruz Vermelha sobre desaparecidos

27 de janeiro de 2026 - 15:16 # # #

A Pericia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da Assessoria de Psicologia e Assistência Social (Apas/Pefoce), participou, nesta segunda (26), do III Workshop “avaliação de necessidades e construção de matrizes de intervenção SMAPS com equipes que acompanham familiares de pessoas desaparecidas”, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Na ocasião, a coordenadora da Apas, Joyce D’Ávila, apresentou os fluxos de acolhimento destinados a familiares de pessoas desaparecidas, com ênfase nas principais necessidades psicológicas identificadas a partir da experiência institucional desses atendimentos.

De acordo com a coordenadora da Apas/Pefoce, a participação da instituição no encontro reforça o compromisso com o aprimoramento contínuo do atendimento às famílias: “A participação da Pefoce no terceiro workshop promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha reafirma o compromisso institucional com a qualificação do atendimento a familiares de pessoas desaparecidas”, constatou.

Completou a coordenadora: “A Pefoce se destaca como uma instituição pioneira no atendimento psicossocial a famílias de pessoas desaparecidas, reconhecendo se tratar de uma demanda específica, complexa e historicamente invisibilidade no Brasil”, afirmou Ana Joyce.

O objetivo do encontro foi, dentre outras demandas, sensibilizar as diversas instituições participantes, especialmente as vinculadas à área da saúde no Ceará, como a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, para as especificidades da pauta.

Estiveram presentes no workshop representantes da Defensoria Pública do Estado do Ceará, profissionais da SESA, coletivo de familiares de pessoas desaparecidas, movimento de saúde mental do bom jardim, 12ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, representada pela delegada Patrícia Aragão, além de membros do CICV em Fortaleza.