Namca/Pefoce recebe brinquedocreche e fortalece o atendimento humanizado a crianças e adolescentes

14 de janeiro de 2026 - 14:34 # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou da solenidade de entrega de 21 novas brinquedocreches, realizada na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS).

A todo forma entregues 21 kits com brinquedos, livros e jogos pedagógicos para instalação de brinquedocreches em 17 municípios cearenses. O evento contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; da coordenadora de Medicina Legal da Pefoce, médica perita legista, dra. Ana Leopoldina, representando o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; da supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente da Pefoce (Namca) médica perita legista da Pefoce, Dra. Verbena Matos; além de autoridades civis e representantes políticos.

Brinquedocreches

Cada brinquedocreche conta com casinha petit, escorregador, tabela de basquete, túnel lúdico, gangorra, piscina com bolinhas e brinquedo gira gira. Também integram o kit 52 livros, além de jogos pedagógicos inclusivos.

Com investimento total de R$ 523.963,23, os novos equipamentos serão instalados em Centros de Educação Infantil (Ceis), Cras, Creas e espaços do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o objetivo de promover a criatividade, socialização e estimular a afetividade de crianças na primeira infância.

Com os novos equipamentos, chega a 253 o número de brinquedocreches entregues pelo Governo do Estado.

Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente da Pefoce (Namca)

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente da Pefoce (Namca) está entre os equipamentos que receberão as novas brinquedocreches, fortalecendo o compromisso da instituição com um atendimento cada vez mais humanizado.

A coordenadora de Medicina Legal da Pefoce, Dra. Ana Leopoldina destacou: “Nós temos, no espaço do Namca, Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente, onde a gente atende as crianças e adolescentes vítimas de violência, já temos atualmente uma brinquedoteca e nós vamos estar, com essa doação da brinquedocreche, renovando essa brinquedoteca.”

Completou: “Esse espaço é importante porque é o espaço de acolhimento quando essa criança vítima de violência, já fragilizada emocionalmente, chega pra gente. Ela chega, geralmente, amedrontada, não há vontade de estar ali pra mais um procedimento dentro dessa investigação da violência sofrida. Então, a brinquedoteca é muito importante nesse momento pra acolher. O brinquedo, muitas vezes, vai servir como ponte pro início desse nosso atendimento. E receber um equipamento novo vai fazer, com certeza, toda a diferença.”

Funcionamento Namca

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) é o setor da Pefoce que exerce uma função tanto pericial, quanto humanitária e social. Com profissionais e salas de atendimento especiais para acolher com todo cuidado e atenção os periciandos, o Namca atua no atendimento clínico pericial com a realização de exames e coleta de vestígios.

Através de métodos científicos, médicos peritos legistas e auxiliares de perícia atuam na coleta, análise e interpretação de provas materiais que possam auxiliar nas investigações policiais e na tomada de decisões judiciais. Os profissionais atuam na coleta de material genético, vestígios biológicos, entre outros, que possam comprovar os fatos e subsidiar os processos judiciais.

O núcleo especializado está presente na sede da Pefoce, na Capital, e na Casa da Criança e do Adolescente. Todos os núcleos regionais no interior do Estado também contam com um espaço de atendimento ininterrupto 24h por dia, todos os dias da semana.