Janeiro Branco: Pefoce reforça a importância da saúde mental no trabalho pericial
5 de janeiro de 2026 - 16:17 ##pefoce #Saúde Mental #SegurançaPública

A campanha Janeiro Branco busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, destacando a relevância do bem-estar psicológico. O movimento incentiva indivíduos e instituições a refletirem sobre hábitos, relações e condições de trabalho que impactam a saúde mental.
Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), os profissionais da perícia lidam diariamente com situações complexas e de alta responsabilidade técnica, que exigem equilíbrio emocional e atenção constante. Nesse contexto, a psicologia institucional desempenha um papel fundamental.
Segundo a psicóloga – CRP11/1994 e coordenadora da Assessoria de Psicologia e Assistência Social (Apas), Joyce D`Ávila, Janeiro Branco é um convite coletivo para falarmos de algo que, durante muito tempo, ficou em silêncio: a saúde mental. Uma ação para falar de condições reais de trabalho, de vínculos, de limites e de cuidado.

“Na Pefoce, lidamos diariamente com situações complexas, de alta exigência emocional e responsabilidade técnica. Isso atravessa o trabalho, mas também atravessa as pessoas que realizam esse trabalho. Por isso, a psicologia está aqui não como algo acessório, mas como uma área estratégica. A inserção da psicologia na Pefoce tem justamente esse papel: criar espaços de escuta, orientação e prevenção, ajudando o servidor a reconhecer sinais de desgaste, a lidar com as pressões do cotidiano e a cuidar da própria saúde mental sem culpa ou estigma”, finalizou.