Debate técnico sobre pessoas desaparecidas e premiação de pesquisas científicas encerram o IV Workshop da Pefoce

27 de novembro de 2025 - 20:05 # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou, de terça-feira (25) a quinta-feira (28), o IV Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará, que teve como tema “Prova pericial: desafios e avanços da cadeia de custódia”. O encontro científico ocorreu no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza, reunindo profissionais, especialistas e pesquisadores da área forense. A programação geral incluiu palestras, estudos de caso e capacitações para servidores da Pefoce, peritos oficiais e profissionais do Sistema de Justiça, Ministério Público, Defensoria e Segurança Pública.

 

No encerramento do evento, realizado na tarde dessa quinta-feira (27), o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelos profissionais da instituição. “Durante três dias tivemos a possibilidade de apresentar resultados de trabalhos desenvolvidos pela instituição. Profissionais e pesquisadores trouxeram estudos utilizados na prática diária e na resolução de crimes. Mostramos serviços de medicina legal, DNA, local de crime, física, química, engenharia e outras áreas que utilizam tecnologias para a elucidação de casos. Fomentar a pesquisa para os nossos servidores e trazer cada vez mais tecnologia aos laudos foram os pilares deste encontro”, ressaltou.

A programação do último dia foi iniciada com a palestra “DNA e a Identificação de Pessoas Desaparecidas: Avanços e Desafios do Banco de Perfis Genéticos do Estado do Ceará”, que apresentou a evolução do banco de perfis genéticos da Pefoce, seus impactos nas investigações e os desafios ainda presentes na consolidação da identificação genética como ferramenta central na localização de desaparecidos. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra “Desaparecimento de Pessoas: Estratégias de Integração Institucional e Protocolos de Atuação”, que destacou a importância da articulação entre diferentes órgãos para acelerar respostas e aprimorar fluxos de atendimento. O debate foi aprofundado na mesa-redonda que tratou do mesmo tema, reunindo especialistas para discutir protocolos, lacunas e a necessidade de atuação coordenada entre Segurança Pública, Justiça e instituições de apoio às famílias.

Encerrando as atividades técnicas, foi apresentada a palestra “Atividades de Inteligência Forense: Uma Visão de Proatividade”, que abordou metodologias, tecnologias e práticas inovadoras aplicadas ao trabalho de inteligência voltado às perícias. Representando o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o assessor de apoio à gestão superior da pasta, coronel Cristiano Lins, reforçou o papel integrador do evento. “Esse encontro promoveu a integração dos profissionais das Forças de Segurança, sendo uma oportunidade de debater temas relevantes para os servidores da perícia forense”, afirmou.

Encerramento

O dia foi encerrado com a premiação das comunicações em pôsteres e apresentações orais, momento em que os melhores trabalhos científicos apresentados durante o workshop foram reconhecidos pela organização. A seleção destacou pesquisas que contribuíram de forma significativa para o avanço das práticas periciais e para o fortalecimento da cadeia de custódia no Ceará, valorizando o empenho de profissionais e pesquisadores que atuam diariamente na qualificação da produção de provas técnicas.

Durante o evento, três trabalhos científicos se destacaram nas provas orais:

1º Lugar

Temática: Coleta no local de crime: um diferencial para eficiência do exame residuográfico

Apresentação e defesa: Ayrles Fernanda Brandão da Silva

2º Lugar

Temática: Cadeia de Custódia do Maior Banco de Dados da Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce Ontem, Hoje e o Futuro

Apresentação e defesa: Ricardo Filgueiras

3º lugar

Temática: A Importância da Cadeia de Custódia na Confiabilidade da Prova Técnica – Um Estudo sobre o SINAB no Ceará

Apresentação e defesa: Felipe Sousa, Leonardo Andrade e Fernando Carlos

 

Já na sessão de pôsteres, os premiados foram:

1º Lugar

Temática: Cadeia de Custódia do Maior Banco de Dados da Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE – Ontem, Hoje e o Futuro
Apresentação: Ricardo Filgueiras Rocha

2º Lugar

Temática:A Importância da Cadeia de Custódia na Confiabilidade da Prova Técnica: Um Estudo sobre o SINAB no Ceará
Apresentação: Felipe Almeida, Leonardo Cavalcante, Thyago Solon (et al)

3º lugar

Temática: Cadeia de Custódia de Vestígios Papiloscópicos – Exemplos da Polícia Federal e do Instituto de Identificação do Distrito Federal
Apresentação: Ricardo Filgueiras Rocha

Emissão da Carteira de Identidade Nacional

Durante os três dias do workshop, a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB/Pefoce) ofereceu atendimento exclusivo para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos participantes do evento, servidores e colaboradores da SSPDS e suas vinculadas. Também foram realizados atendimentos neonatais e emissão do documento para crianças de zero a três anos.