Aesp/CE e Pefoce promovem Curso de Balística Aplicada a Local de Crime

8 de novembro de 2025 - 10:54 # # #

Agentes das forças de segurança iniciaram, nesta semana, o Curso de Balística Aplicada à Cena do Crime, uma capacitação promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), realiza o Curso de Balística Aplicada a Local de Crime – Turma I.

O curso tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho técnico dos profissionais que atuam em locais de crime envolvendo armas de fogo, fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança e a padronização dos procedimentos de preservação, documentação e coleta de vestígios balísticos. Durante a abertura da formação, o instrutor do curso, Perito Lourenço Feitosa, ressaltou a importância do domínio técnico e científico no tratamento de cenas de crime com armas de fogo. “Esse curso pretende doutriná-los na correta interpretação dos fenômenos de balística terminal, ou de efeitos, e na classificação das distâncias de tiro”, explicou o perito.

Toda a instrução é ministrada por peritos da Pefoce, que compartilham conhecimentos técnicos e práticos sobre balística forense e procedimentos de cena de crime. Para o perito Túlio Oliveira, diretor de Ensino de Perícia da Aesp/CE, a iniciativa reforça o compromisso das instituições com a formação continuada e a atuação integrada das forças de segurança do Estado. “A segurança pública está ganhando muito com a participação desses servidores, pois temos aqui uma integração entre profissionais que atuam diretamente em locais de crime. Essa é a excelência que a Diretoria, em nome da Aesp, preza para a capacitação dos servidores da segurança pública”, destacou o gestor.

Sobre o Curso de Balística Aplicada a Local de Crime – Turma I/2025

Inserido na área temática “Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública”, o curso tem como objetivo capacitar os servidores da Pefoce para atuarem de forma técnica e segura em locais de crime envolvendo armas de fogo. A formação aborda técnicas de preservação, documentação e coleta de vestígios balísticos, garantindo a integridade das evidências e contribuindo para a análise pericial e elucidação dos fatos.

Durante a capacitação, os participantes também serão instruídos na análise e interpretação de vestígios balísticos, com foco na reconstrução da dinâmica dos eventos, fortalecendo a atuação pericial e o trabalho técnico-científico desenvolvido pela Pefoce. A capacitação é realizada na modalidade presencial e carga horária total de 20 horas/aula.