Em parceria com o Ministério da Justiça, Pefoce participa da 2ª etapa da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas
6 de março de 2025 - 13:20 ##DNA #Desaparecidos #MJSP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciou, no dia 26 fevereiro, a segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. Nesta etapa, os profissionais de saúde e assistência social receberão orientações para tornar mais eficaz a identificação de pessoas acolhidas nessas instituições. O trabalho será feito em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Hospitais e entidades de longa permanência, frequentemente, acolhem pessoas impossibilitadas de se comunicar, cujas identidades são desconhecidas. Enquanto isso, em muitos casos, suas famílias seguem em busca de respostas para o desaparecimento delas. A segurança pública tem protocolos específicos para a identificação humana e compartilhar essas diretrizes com as equipes de saúde e de assistência social vai ajudar na resolução desses casos.
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atua como parceira do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta 2ª etapa, cujo foco é a identificação de pessoas vivas não identificadas acolhidas em instituições de saúde e assistência social, realizando a identificação papiloscópica (impressões digitais) e prosseguindo com os exames de DNA.
Como funciona?
O primeiro passo é preencher o “Formulário para Solicitação de Identificação de Pessoas Vivas com Identidade Desconhecida”, disponível no site da Pefoce. Após envio do formulário, o interessado receberá um e-mail de confirmação da solicitação. Será agendada uma data para as coletas de Impressões Digitais e de DNA, que são realizadas pela Pefoce. Se não for possível a identificação pelas digitais, a amostra de DNA coletada será processada e inserida para comparação no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) reafirma seu compromisso de contribuir com a localização de pessoas desaparecidas. Famílias e instituições de acolhimento podem solicitar esse serviço a qualquer momento, acessando o nosso site (www.pefoce.ce.gov.br).
Interessados na pauta podem enviar solicitação para o e-mail ascompefoce@gmail.com ou para (85) 9996671-96.
SERVIÇO:
Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas – 2ª Etapa
– Público-alvo: pessoas vivas não identificadas, acolhidas em instituições de saúde e assistência social
– Formulário para Solicitação de Identificação de Pessoas Vivas com Identidade Desconhecida:
– E-mail para contato: lidd@pefoce.ce.gov.br
– Cartilha Informativa:
– Lista de contatos dos pontos focais: