Pefoce realiza emissão emergencial de Carteiras de Identidade Nacional
4 de outubro de 2024 - 16:41 ##pefoce #Carteira De Identidade Nacional #CIHPB
No mês de setembro, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Secretaria da Proteção Social (SPS) uniram esforços para facilitar a emissão emergencial da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos em situações de necessidade imediata. A ação, que ocorreu nos dias 14, 21 e 28, atendeu 5.575 pessoas, e teve como objetivo suprir à demanda de pessoas que necessitavam do documento de identificação com urgência, seja por motivos de saúde, emprego ou questões sociais.
As unidades de atendimento incluíram a sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB)da Pefoce, os postos Vapt Vupt e as Casas do Cidadão, localizados em Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. Durante os três sábados de atendimento, foram realizadas 1.802 emissões nas unidades Vapt Vupt, 651 na Casa do Cidadão e 3.122 na sede da CHPB.
O serviço, que exigiu agendamento prévio por meio de site, foi direcionado exclusivamente para casos emergenciais devidamente justificados. Os cidadãos interessados precisaram apresentar documentos comprobatórios que demonstrassem a urgência da solicitação.
Cidadania
A Supervisora de Identificação Civil da Pefoce, Kamila Rebouças, destacou a relevância desse projeto, que visa garantir o acesso à cidadania e facilitar a vida de muitos cidadãos: “Essa ação, denominada Sim Urgente, foi idealizada e implementada com muito carinho, pensando nas pessoas que estavam precisando do seu documento de identidade, com uma certa urgência, e estavam encontrando alguma dificuldade para realizar o agendamento.”
O resultado foi considerado um sucesso. Aqueles que conseguiram comprovar a urgência não apenas foram atendidos, mas também receberam seus documentos a tempo para cumprir seus compromissos. “Todos nós ficamos realmente imensamente felizes por poder, de alguma forma, contribuir para que as pessoas possam efetivar sua cidadania”, completou Rebouças.
Além de facilitar o acesso à documentação, a iniciativa visou promover a inclusão social e assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos, permitindo que aqueles em situação de emergência tivessem acesso a serviços essenciais. A parceria entre Pefoce e SPS destaca o compromisso das instituições com a cidadania e a defesa dos direitos da população cearense.