Pefoce sedia 4ª edição do evento “Gratidão”, homenageando famílias de doadores de córneas e fortalecendo a importância do ato de doar
27 de setembro de 2024 - 10:01 ##gratidão #setembroverde #doaçãodecórnea #pefoce #iboc
Ceará ocupa o primeiro lugar do Brasil em número de transplantes de córnea por milhão de habitantes
Na tarde desta terça-feira, 24, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi espaço de agradecimento e emoção, com a realização do evento “Gratidão”, um momento que acontece anualmente e que está em sua 4ª edição em Fortaleza. A solenidade, que contou com um ato ecumênico, também é alusiva ao dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que visa a conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
Realizada em uma parceria da Pefoce com o Instituto Banco de Olhos do Ceará (Iboc), um dos objetivos principais da iniciativa é agradecer e reconhecer a solidariedade dos familiares de doadores de córneas do Ceará.
A celebração integra também a campanha Setembro Verde, mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecidos, e o Ceará tem muito a comemorar. O estado ocupa o primeiro lugar do Brasil em número de transplantes de córnea por milhão de habitantes, com 633 procedimentos do tipo, realizados entre janeiro e junho de 2024, o que corresponde a 144 a cada milhão de habitantes.
Os dados constam no relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado no último dia 6 de setembro e a Pefoce desempenha um papel fundamental nessa estatística e na promoção da saúde ocular, ao colaborar com a captação e transplante de córneas no estado, por meio de um Termo de Cooperação firmado com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A parceria tornou possível o aperfeiçoamento do que já existia e também ampliou o mapa de atuação do Instituto Banco de Olhos do Ceará (Iboc), possibilitando a expansão para os núcleos da Pefoce localizados no interior do Estado. Atualmente, a captação ocorre na sede da Pefoce em Fortaleza e nos núcleos regionais de Juazeiro do Norte, Sobral e Itapipoca.
O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a responsabilidade da Perícia Forense nas doações, captações e transplantes. “Como parte da Segurança Pública, estamos ali na nossa missão, com trabalhos técnicos, com intuito de colaborar com as outras Forças, e temos muito orgulho de ter essa parceria com a Sesa, que nos possibilita participar de atos tão nobres e importantes para o povo cearense. O que estamos presenciando aqui, nesta solenidade, é o amor de famílias que, com a doação, levaram luz à vida de outras pessoas”, destacou.
Desde o início das captações na Pefoce, em 2016, o Instituto Banco de Olhos do Ceará (Iboc) já recebeu milhares de doações, zerando a fila de espera já no primeiro ano de parceria.
O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), Roberto Sá, órgão ao qual a Pefoce é vinculada, esteve presente no evento e destacou que a participação da Pefoce nesse processo ressignifica um momento de luto para as famílias, que com respeito à memória de quem faleceu, decidem doar as córneas. “A profissão de vocês, que participam desse trabalho, e a atitude das famílias doadoras nos leva para um momento de muita paz. Que bonito seria se o mundo emanasse esse amor que vemos aqui. Quem dera que o mundo fosse somente solidariedade, altruísmo e esse desejo de ver o próximo bem. Eu só tenho a parabenizar aos envolvidos e ao trabalho da nossa Pefoce e da Sesa. Vocês transformam um momento doloroso em um momento de amor ao próximo”, disse.
Lisiane Paiva, coordenadora do Iboc, explicou que a solenidade se chama “Gratidão”, pois a matéria-prima desse trabalho é o acolhimento às famílias que ressignificam a dor, estendem a mão e doam. “Esse momento, dentro do Setembro Verde, mês alusivo à doação de órgãos, é um período em que nós sensibilizamos ainda mais a sociedade para a causa, mas também um momento de agradecer àquelas famílias que perderam entes queridos e, ainda assim, deixaram renascer a solidariedade, com o ato de doar”, complementou.
Ela enalteceu, ainda, a importância da iniciativa e da parceria, por meio do Termo de Cooperação da SSPDS com Sesa. “Foi através do trabalho realizado com a Perícia Forense, que nós conseguimos zerar a fila para transplantes de córneas no Ceará. Somos ‘fila zero’, desde 2016. Hoje, para o cearense que precisa de um transplante de córnea, já existe um tecido disponível”, destacou.
Encerrando a celebração, integrantes do Iboc entregaram flores às famílias de doadores.
O vendedor Erasmo Lima, que também participou da solenidade e foi beneficiado com um transplante de córnea no Ceará há quatro meses, relatou que, por uma situação grave com seu olho, precisou do procedimento. “Sou muito grato por ter sido contemplado com o transplante. Sou doador de órgãos e incentivo a outras pessoas a também aderirem a doação”, acrescentou.
Além do secretário da SSPDS, Roberto Sá; do perito geral da Pefoce, Júlio Torres; e da coordenadora do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC), enfermeira Lisiane Paiva, participaram da solenidade o perito-geral adjunto da Pefoce, Átila Oliveira; o médico legista Mário Lima, representando a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel/Pefoce); a coordenadora de Gestão de Pessoas (CGP) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Tenente Coronel Vanesca Lopes; a médica Eliana Régia Barbosa, orientadora da célula do Sistema Estadual de Transplante da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa); a médica oftalmologista e diretora do IBOC, Marineuza Rocha; o espírita Nelson Santos e o pastor evangélico, Mardônio Maciel. A banda da PMCE também esteve presente e abrilhantou o evento.