Sala Sensorial é inaugurada em parceria da Pefoce com a Alece: um marco para a acessibilidade e inclusão

13 de junho de 2024 - 20:00 # # # #

O espaço busca acolher pessoas que apresentem algum transtorno de processamento sensorial durante o processo de emissão da nova CIN

Na manhã desta quinta-feira (13), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou da inauguração de uma sala sensorial no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), desenvolvida com o propósito de oferecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de diferentes graus de sensibilidade sensorial, para o atendimento de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este é um um marco significativo na jornada rumo à acessibilidade e inclusão. Com implantação na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce, localizada em Fortaleza, essa é a  primeira sala sensorial em outra instituição.

A inauguração do espaço reflete a integração do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS), e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa  Social (SSPDS), representada pela Pefoce, com a Alece, destacando  o comprometimento de promover a acessibilidade em todos os seus aspectos. A Sala Sensorial  é um espaço projetado para proporcionar uma experiência confortável, atendendo às demandas específicas de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras condições que podem influenciar a percepção sensorial. Equipada com tecnologia de ponta e recursos interativos, esta sala oferece uma variedade de estímulos visuais e táteis, adaptáveis conforme as preferências e necessidades de cada cidadão.

Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, reforçou a importância das parcerias entre as instituições para a entrega da nova sala sensorial. “Eu não poderia deixar de fazer aqui esse registro. Quero agradecer à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Muito obrigado pela parceria, muito obrigado também à Pefoce pela parceria, pela forma como vocês acolheram esse projeto. Vocês foram fundamentais para que nós pudéssemos fazer essa entrega hoje. Então, deixo aqui o meu grande abraço para todos que fazem a SSPDS, na pessoa do secretário Roberto Sá, da mesma forma a Pefoce, ao doutor Júlio Torres. Fica aqui a nossa gratidão”, ressaltou.

Para o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Angelo Filardi, o espaço é um marco de inovação na acessibilidade do Ceará. “É um momento muito importante, a inauguração desse equipamento inovador. É a primeira sala sensorial inaugurada fora do ambiente da Pefoce, que chega nesse cenário de integração e inovação, trazendo material qualificado, com pessoas treinadas especificamente para atender às pessoas com deficiência”, complementou.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou a importância do novo espaço na emissão da Carteira de Identidade Nacional, para a inclusão de crianças e jovens que apresentam o TEA e outras condições. “É um momento de avanço. Nós já temos a Sala Sensorial na Perícia Forense do Estado do Ceará, onde já foram realizados mais de dois mil atendimentos, e a ideia é que esse serviço possa ser expandido, não apenas no Ciadi e na Secretaria de Proteção Social, como em outros locais do Estado do Ceará,” afirmou.