Pefoce disponibiliza serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional durante Mundo SSPDS

15 de maio de 2024 - 15:20 # # #

Texto: Martha Dos Martins / Ascom SSPDS
Fotos: Cícero Oliveira / Ascom SSPDS

Em meio à programação comemorativa do 27º aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), o Mundo SSPDS também prestou serviço à população. Das 9 às 16h (com intervalo de 12 às 13h), o público contou, nesta quarta-feira (15), com atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A atividade foi disponibilizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), no Auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

De acordo com o perito-geral adjunto da Pefoce, Átila Einstein de Oliveira, esse é um serviço fundamental para a promoção da cidadania do povo cearense. “A Pefoce realizou uma série de ações recentemente para promover uma maior quantidade de emissão e melhor qualidade, e também diminuir o tempo que o usuário vai receber o documento. A gente pretende cortar pela metade esse tempo entre o atendimento e o recebimento de documentos”, afirma. O gestor acrescenta que a CIN fica automaticamente disponível no aplicativo GOV.BR e, posteriormente, no aplicativo Ceará.

A estudante de Medicina Veterinária Adriely Pires conta que procurou o serviço de emissão de CIN porque perdeu sua primeira carteira de identidade e, além disso, ela não possuía o número do seu CPF. “O atendimento foi muito bom, achei muito rápido e organizado. É muito importante ter uma identidade para a gente fazer o nosso papel como cidadã”, opina.

Segundo o auxiliar de serviços gerais Reginaldo Freitas, o melhor do atendimento foi a praticidade, pois ocorreu em seu local de trabalho, o CISP. “Estava precisando tirar uma identidade nova e está dando tudo certo. O atendimento é ótimo”, ressaltou.

O também auxiliar de serviços gerais Roberto Taylor buscou a emissão da CIN por uma questão de segurança. “A minha carteira, a antiga, está um pouco descaracterizada. É uma questão de identificação, para evitar golpes. A nova carteira se tornou muito importante para as pessoas”, avalia. Para ele, muita gente procurou o atendimento nesta quarta-feira. “A gente vê que as pessoas estão bem interessadas em fazer a nova carteira. E eu acredito que o serviço está em bom andamento”, finaliza.

Nova identidade

A CIN é um documento seguro, com versão digital e possui padrão e número único nacional, que é a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, tem um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o País, suspendendo, assim, o uso de informações divergentes ao identificar o cidadão. A primeira via do documento, em papel de segurança, é gratuita para todos.

Ainda entre suas inovações, a Carteira de Identidade Nacional possui um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone – MRZ (Zona Legível por Máquina), que possibilita sua utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. A versão digital da Carteira de Identidade Nacional fica disponível no aplicativo GOV.BR.