Mundo SSPDS: simulação em local de crime destaca o papel dos peritos na elucidação dos casos

15 de maio de 2024 - 20:03 # # # # #

Texto: Lucas Castro (Ascom SSPDS)
Fotos: Cícero Oliveira (Ascom SSPDS)

Profissionais que desempenham um importante papel na elucidação dos casos, os peritos da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atuam diretamente nas ocorrências realizando a coleta de indícios. Durante o evento em comemoração aos 27 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (15), o Mundo SSPDS, recebeu uma simulação de local de crime, com demonstração do trabalho realizado pelos peritos nos casos.

A demonstração do trabalho dos peritos fez parte da programação na faixa da tarde do Mundo SSPDS, que contou com estandes para coordenadorias da própria SSPDS e instituições vinculadas. Para a apresentação do trabalho da Copec, que integra o Núcleo de Perícia Externa (Nupex), um cenário fictício, no qual foi simulado um crime, foi montada com a utilização de um automóvel, com a coleta de indícios para a elucidação de um crime hipotético.

O trabalho dos profissionais foi detalhado pelo perito Wellison Tavares, da Copec, que participou da apresentação. “Dentro de uma metodologia científica, o perito entra nesse local com cuidado para poder identificar os vestígios que têm importância no local. Utilizamos diversos equipamentos, como luzes forenses, scanners, drones, para conseguirmos identificar e registrar esses vestígios. Posteriormente, passamos para a coleta, com o acondicionamento adequado, para que consigamos conduzir esse vestígio ao laboratório e para poder assim fazer os exames complementares”, afirmou.

Para a realização dos levantamentos nos locais das ocorrências como acidentes de trânsito, acidente de trabalho e outras mortes violentas, os peritos contam com modernos equipamentos como o Forenscope. O aparelho possibilita a visualização e utilização de um espectro de luz que ajuda na localização de impressões digitais e substâncias orgânicas que não podem ser vistas a olho nu.

Já a perita Narelle Tavares, que também participou da simulação, destacou a importância da manutenção desses locais, por meio do isolamento da região. “Fizemos uma simulação de como é a atuação da perícia em um local de crime. A nossa demonstração visa realmente alertar a população sobre o quão importante é o isolamento, a preservação desse local, para que a perícia possa trabalhar e conseguir realmente levantar todos os vestígios que possam levar à identificação de um suspeito. Então, também o trabalho da PMCE, que chega para fazer esse isolamento, é muito importante, além da conscientização dos cidadãos para eles antes de a gente chegar no local”, reforçou a perita da Copec.

Espectadores

Funcionários da SSPDS e estudantes estiveram presentes na demonstração e puderam acompanhar uma parte dos trabalhos que são realizados por esses profissionais. Os olhares de curiosidade na apresentação do Mundo SSPDS vinham desde alunos que pensam em ingressar na área da Segurança Pública a interessados em descobrir como é o trabalho dos peritos e auxiliares de perícia.

Entre os presentes, os alunos Mikaely Soares e Marcos Levy, do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgar Facó. Para os estudantes, a apresentação possibilitou que conhecessem o trabalho dos peritos. “É importante, principalmente para pessoas da nossa idade, que estão começando a pensar numa carreira, ver esse tipo de apresentação. Isso ajuda muito a gente a criar um direcionamento e se inspirar. É muito bom ver como eles trabalham, para ter uma noção de como funciona. Tem muita gente aprendendo muito aqui e estamos entre essas pessoas. Com certeza o trabalho da Pefoce é de extrema importância”.

Para os funcionários da SSPDS Juscelino Gomes e Ismael Nascimento, é muito interessante conhecer o trabalho desses profissionais da segurança. “Eu estou gostando bastante de acompanhar a apresentação e é muito importante poder conhecer esse trabalho. Eu não conhecia, estou vendo pela primeira vez. Achei muito interessante”.