Seminário na Aesp marca conclusão de cursos de formação da Pefoce

7 de maio de 2024 - 14:02 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta terça-feira (7), o Seminário de Conclusão dos Cursos de Formação Inicial da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Participaram da cerimônia os candidatos aos cargos de Médico Perito Legista, Perito Legista, Perito Criminal e Auxiliar de Perícia.

A solenidade teve a presença do diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, e do perito-geral da Pefoce, Julio Torres. Também acompanhou o seminário o coordenador acadêmico e coordenador-geral dos Cursos de Formação da Perícia Forense, delegado Ciro Lacerda, além do perito-geral adjunto Átila Einstein e servidores das instituições.

Uma palestra do perito-geral da Pefoce abriu o seminário, com o tema “Ações da Perícia Forense no Combate ao Crime Organizado”, no auditório da Aesp. “Nós somos parte da engrenagem do Sistema de Justiça e do Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará. Sabemos que nada funciona sem as instituições que são parte do sistema. A formação de vocês é muito importante para que vocês assumam seus postos de trabalho e possam efetivamente contribuir para o sistema de justiça e para a segurança pública”, conclamou o gestor.

Ao falar aos presentes, o diretor-geral desta Academia comentou que, em vez de juízo convicção, a sociedade atual espera juízo de certeza diante de um caso de violência ainda na fase de investigação. Assim, é necessário sempre haver bons trabalhos produzidos pela Polícia Civil e pela Pefoce.

“A justiça criminal e a verdade em si dependem essencialmente do bom trabalho da Perícia Forense. Ao longo da minha vida profissional (na função de delegado), por quatro anos chefiando o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, creio ter condições de dizer que um momento como esse é de extrema valorização do nosso Governo do Estado do Ceará e da nossa Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social”, explicou o diretor, citando ainda investimentos em tecnologia e em modernização de equipamentos, bem como a expansão em 14% do efetivo de servidores da Pefoce.

Formação de novos servidores teve mais de 500 horas/aula

Foram 432 horas/aula de disciplinas integradas e específicas, de modo presencial, além de 108 horas/aula de disciplinas na área jurídica, por meio de ensino a distância. No total, 540 horas/aula.

Os médicos peritos legistas tiveram disciplinas distribuídas em áreas como Medicina Legal, Odontologia, Antropologia, Deotologia, Local de Crime, Patologia e Grupos Vulneráveis.

Os peritos legistas – com formação acadêmica em Farmácia – participaram de disciplinas diversas, como DNA Forense, Biologia e Bioquímica, Toxicologia, Local de Crime, Perícia Papiloscópica e Investigação de Vítimas de Desastres. Já peritos criminais com formação em diversas áreas receberam disciplinas como Engenharia Civil, Elétrica, Química, Eletrônica e Mecânica, Física, Computação e Ciências Contábeis.

Os auxiliares de perícia com formação em diversas áreas foram preparados para atuar em eixos de Medicina Legal, Identificação Humana, Perícia Criminal e Análises Laboratoriais.

As turmas também vivenciaram disciplinas como Fotografia Forense, Medicina Legal, Toxicologia, Técnicas de Necropsia e de Papiloscopia, Tanatologia e Local de Crime.

Seminário recebeu convidados da Pefoce

Também participaram do seminário a supervisora do Núcleo de Perícia em DNA Forense, Teresa Cristina Rocha; o coordenador de Perícia Criminal, Wellison Tavares; o supervisor do Núcleo de Balística, Gervásio Fontenele; o coordenador de Identificação Humana e Perícias Biométricas, Ricardo Filgueiras; e o coordenador de Tecnologia e Informação, Luciano Freire.