Estágio supervisionado para alunos do curso de formação para auxiliar de perícia é iniciado na Pefoce

22 de abril de 2024 - 17:07 # # # # #

No cenário da investigação policial, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) desempenha um papel crucial na busca pela verdade e na aplicação da justiça. Nesta segunda-feira (22), um novo capítulo se inicia para os alunos do Curso de Formação para o cargo de Auxiliar de Perícia, com o início do estágio operacional supervisionado. No auditório da sede da instituição, os futuros servidores foram recebidos pela direção e coordenadores da Pefoce. O estágio supervisionado é o momento em que teoria e prática se encontram, proporcionando uma experiência importante e enriquecedora para esses profissionais.

Ao todo, 24 candidatos participam dessa fase do curso. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, sob a orientação de supervisores e coordenadores de todas as áreas da Perícia Forense. Esse contato direto com o campo de atuação consolida o aprendizado e também permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para o exercício da profissão.Os futuros servidores serão distribuídos na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), familiarizando-se com as intricadas rotinas administrativas, técnicas, científicas e operacionais que compõem o universo da Perícia Forense.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do estágio supervisionado, momento para os alunos entenderem os protocolos, procedimentos e tecnologias utilizados pela Pefoce, permitindo-lhes adquirir as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficiente e precisa. “Então, a partir deste momento, vocês terão a oportunidade efetiva de conhecer, na prática, o nosso trabalho. A Pefoce desempenha um papel crucial no sistema de justiça, sendo uma peça fundamental na produção de provas. É admirável o trabalho dos nossos servidores, que assumem um papel de destaque dentro desse contexto. Temos várias áreas de destaque, reconhecidas em nível nacional”, comentou.

Além do aspecto técnico, o estágio também é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades interpessoais e de trabalho em equipe, fundamentais para o sucesso em qualquer profissão. A interação com colegas, supervisores e outros profissionais do campo da perícia permite aos alunos aprimorar sua capacidade de comunicação, colaboração e resolução de problemas, preparando-os para os desafios que encontrarão ao ingressarem na instituição.

O perito-geral adjunto, Átila Einstein, ressaltou a importância e o avanço da Pefoce nos últimos anos, por meio do investimento do governo. “Entre 2012 e 2014, ocorreu uma importante reforma. Nos últimos sete ou oito anos, investimos pelo menos 30 milhões de reais, apenas em equipamentos. Agora, temos infraestrutura de equipamentos, mas ainda faltam pessoas suficientes para melhorar o dia a dia e os serviços prestados ao nosso público. Agora temos infraestrutura de sistema, infraestrutura de prédio, infraestrutura de equipamentos e, em breve, pessoas quando vocês, senhores e senhoras, assumirem suas posições. Parabéns e sejam muito bem-vindos. Aproveitem este momento espetacular”, frisou.

Atuação

Representando um momento crucial na jornada dos futuros profissionais, o estágio operacional, que terá carga horária de 82 horas, é também um momento de integração e de ansiedade. O aluno Jhon falou sobre o sentimento de saber que em breve atuará na instituição. “Nós estamos hoje no nosso primeiro dia de estágio supervisionado aqui na Pefoce. A ansiedade está muito grande, mas as expectativas são altas. Nesse primeiro dia nós vamos confirmar se é isso que a gente quer para o resto da nossa vida. Ser servidor da Perícia Forense, ajudar a sociedade cearense, a segurança pública e a melhorar a qualidade de vida no nosso estado”, disse.

Após a integração, os alunos foram divididos em grupos e levados para conhecer as rotinas dos setores. A experiência da prática é de grande importância para os futuros profissionais, uma vez que os alunos passarão por diversas coordenadorias da Pefoce, atuando no levantamento de impressão papiloscópica, na medicina legal, em laboratórios e na balística, por exemplo A aluna Carolina destacou a contribuição para a sociedade que, em breve, todos da turma poderão oferecer. “Estamos iniciando hoje a nossa etapa de estágio no curso de formação. Entramos na instituição e estamos agora com as melhores expectativas para conhecer todos os setores da Pefoce e, posteriormente, ingressarmos como servidores dessa instituição tão importante para a sociedade”, contou.

O início do estágio operacional supervisionado marca um momento de grande importância, tanto para os alunos do Curso de Formação, quanto para a própria Perícia Forense do Estado do Ceará. É o começo de  uma jornada que promete preparar novos profissionais para enfrentar os desafios do campo forense e contribuir na busca pela verdade e pela justiça em nossa sociedade.