Pefoce recebe Defensoria Pública Geral para alinhamento e aprimoramento de parceria

27 de março de 2024 - 08:52 # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu nessa terça-feira (27), a visita da Defensoria Pública Geral do Ceará, visando a sincronização de esforços e aprimoramento dos serviços oferecidos à população.Na reunião, foi discutida renovação e ampliação dos termos do Acordo de Cooperação Técnica, além de medidas para dar celeridade à identificação de usuários que buscam atendimento na defensoria.No Estado do Ceará, a Pefoce auxilia na identificação de pessoas desaparecidas, como também na emissão da Carteira de Identidade Nacional. Em demandas dessa natureza, a Defensoria Pública atua de forma extrajudicial na liberação de corpos não identificados, mas que possuem familiares requerendo e que não apresentam a documentação legal exigida.

“Essa reunião foi importante porque conhecemos toda a estrutura da Pefoce, toda a sua capacidade técnica para prestar uma atuação eficiente à população, as equipes que fazem os primeiros acolhimentos e encaminhamentos. Nossa intenção é estreitar esse relacionamento porque sabemos que famílias que estão em processo de luto devido a perda ou desaparecimento de parentes sofrem com a burocracia de alguns procedimentos. E nosso objetivo é evitar ao máximo esse desgaste dos familiares”, destacou a defensora geral Samia Farias.

O encontro contou com a presença do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, do perito-geral adjunto, Átila Einstein; da diretora de planejamento e gestão interna, Manuela Cândido; da defensora pública geral, Sâmia Farias; do subdefensor geral , Leandro Bessa; além de coordenadores e supervisores da Pefoce.

Para tornar o atendimento ainda mais eficaz, foram delineados novos procedimentos de atendimento e cooperação entre a Pefoce e a Defensoria Pública, visando dar celeridade aos processos e proporcionar atendimento mais humanizado às famílias atendidas.