Aplicativo criado pela Pefoce é selecionado para 1ª Exposição On-line de Boas Práticas Tecnológicas da Senasp

13 de dezembro de 2023 - 20:53 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi selecionada com o sistema Galileu, para participar da 1ª Exposição On-line de Boas Práticas Tecnológicas na Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com enfoque em análise prática e eficaz das inovações tecnológicas, o evento será realizado de maneira virtual, nesta quinta-feira (14), com a presença de profissionais, líderes e especialistas do setor tecnológico. A exposição será transmitida exclusivamente pela plataforma Teams e tem por objetivo apresentar perspectivas futuras e as implementações bem-sucedidas em vigor.

Durante a programação serão apresentados equipamentos de tecnologia que estão sendo utilizados no campo da segurança pública. Entre eles, será exibido o aplicativo Galileu, ferramenta desenvolvida em 2018, pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Pefoce, para auxiliar os peritos em locais de crime contra a vida e em ocorrências de trânsito, no salvamento das informações com uma celeridade permitindo um maior ganho de tempo e eficiência nas perícias.

Criação

Com o início de todo o processo, a partir de 21 de abril de 2019, o Galileu teve início nas operações de alguns setores e foi gradativamente sendo instalado em toda a Pefoce. Hoje, a ferramenta computacional realiza a integração de todo o trabalho da perícia forense. Todas as coordenações utilizam o Galileu para algum tipo de atividade, seja para a produção do laudo, na atividade finalista, ou em áreas administrativas.

Entre as vantagens oferecidas pelo aplicativo Galileu hoje, ele é um dos poucos sistemas que consegue ter o rastreamento de custódia, a integração com todas as áreas, um dashboard onde tem um acompanhamento da produtividade de cada lado, para que possa realizar o acompanhamento das atividades. Além desse benefício, é possível conseguir, através da assinatura digital, uma celeridade na forma de encaminhar um laudo, trazendo também a redução de custos econômicos.

Para o coordenador do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Pefoce, Luciano Freire, a participação da Pefoce na exposição da Senasp é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Foi muito importante o reconhecimento desse trabalho feito pela Perícia Forense do Estado do Ceará, porque ele traz um modelo de gestão pericial a nível nacional. Então, com isso, a Perícia do Ceará se torna um modelo a nível nacional em termos desse tipo de sistema, que seria um sistema que pudesse contemplar todo o trabalho pericial, ajudando e auxiliando o combate à criminalidade e à segurança pública”, afirmou.

Serviço:

1ª Exposição Online de Boas Práticas Tecnológicas
Data: 14/12/2023
Local: evento online com transmissão ao vivo plataforma Teams
Horário: 14h às 18h

A inscrição para o evento pode ser feita aqui.