2ª edição do Workshop da Pefoce contribui para integração dos servidores da Segurança e Justiça

31 de outubro de 2023 - 18:13 # # # #

A troca de conhecimentos entre os servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), uma das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com outros profissionais da Segurança Pública marcou a abertura do II Workshop da Pefoce, nesta terça-feira (31), no auditório do centro de convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O momento contou com a presença do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, entre outras autoridades.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o encontro fortalece o propósito de integração da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, entre suas forças e órgãos parceiros. “Buscamos aqui, a excelência no atendimento à população cearense. Esse workshop é promovido pela Pefoce, mas congrega todas as Forças de Segurança do Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos parceiros, para debater o papel dos bancos de dados criminais na promoção da Justiça e da Segurança Pública. Considero que o tema ganhou ainda mais relevância com o pacote anticrime, regulamentando a cadeia de custódia com ênfase em uma das questões mais sensíveis do processo penal: a custódia dos vestígios de delito. Momentos como esse são primordiais para a construção de novos conhecimentos e práticas dentro das expertizes de cada um. Entendo, portanto, que os debates e discussões que acontecerão aqui serão uma fonte de conhecimento e crescimento, sobretudo para a nossa Pefoce, mas também para a Segurança Pública do Ceará”.

A segunda edição do Workshop da Pefoce discute, como tema central, “O Papel dos Bancos Criminais na Promoção da Justiça e da Segurança Pública”. A programação tem a finalidade de capacitar os servidores da Pefoce e peritos oficiais de todo país, além de divulgar carta de serviços, estudos de casos e novos fluxos de atuação para os demais profissionais do Sistema de Justiça, Ministério Público, Defensoria e Segurança Pública do Ceará.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou o lançamento do protocolo da Pefoce para padronizar o atendimento realizado pelos peritos forenses em casos de feminicídio. “É algo inovador e somos um dos primeiros estados a adotar esse protocolo, que nada mais é que um olhar diferenciado para o local de crime de feminicídio, onde o perito vai ter uma visão humanizada no momento em que precisa colher elementos probatórios importantes para que eles se transformem em prova técnica e subsidiem as investigações. A Pefoce sabe a importância da discussão e enfrentamento ao tema”, finaliza.

Além do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, participaram da abertura: o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social (SSPDS), coronel Márcio Oliveira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE Cristiano Lins; o coordenador da Pefoce, Júlio Torres; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará, Teresa Cruz; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; a secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; o promotor do Ministério Público do Ceará, Francisco Rinaldo de Sousa; a secretária executiva da Defensoria Pública do Ceará, Flávia Mara de Andrade; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Flávio Holanda; o superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan Peixoto e o perito criminal da Polícia Federal, João Bosco Carvalho.