Pefoce auxilia na redução da fila de transplante de córneas e realiza encontro para homenagear famílias doadoras

20 de setembro de 2023 - 22:49 # # # # # #

No mês em que é realizada a campanha de conscientização para doação de órgãos, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu um encontro para homenagear as famílias doadoras de córneas. O evento “Gratidão”, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (20) na sede do órgão, celebrou a generosidade dessas famílias e também destacou a importância do ato de doar órgãos para salvar vidas.

Estiveram presentes 30 famílias, que ao longo dos últimos anos, contribuíram de forma significativa com a sociedade por meio da solidariedade, transformando vidas e oferecendo uma segunda chance de visão para aqueles que sofrem de problemas oculares graves. Durante a homenagem, também foi realizado um ato ecumênico, que destacou a importância da reflexão proporcionada pela ocasião, exaltando a generosidade das famílias, com palavras de conforto, de amor e de agradecimento.

Além dos familiares , o evento contou com a participação da Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará e teve a presença do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, Manuela Cândido; da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Joana Gurgel, da coordenadora da Central de Transplante da Sesa, Eliana Régia, da diretora do Instituto Banco de Olhos do Ceará, Marineuza Rocha, da enfermeira do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC), Lisiane Paiva Alencar, da médica perita legista e supervisora do Namca, Ana Leopoldina Rocha, e do superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Felipe Pinho.

Fila zerada

A parceria firmada entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Pefoce e do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC), resultou no aumento de captações de córneas no Ceará e fez zerar a fila de espera por córneas. Desde o início das captações na Pefoce, em 2016, o IBOC recebeu 6.862 córneas, sendo 560 no primeiro semestre de 2023, e zerou a fila de espera já no primeiro ano de parceria. Hoje, o Estado disponibiliza córneas para outras Federações, enviando cerca de 30% de toda demanda mensal.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, falou sobre a parceria firmada com a Sesa e a contribuição decisiva da instituição nesta causa. “Desde 2016, com a parceria entre as secretarias de segurança e da saúde, o estado do Ceará conseguiu zerar a fila de transplante no estado e ainda auxiliar outros estados com esse grande ato de solidariedade. Além do nosso papel na busca da verdade e autoria de delitos, é uma satisfação imensa para a Perícia Forense participar desse processo de doação de córneas em nosso estado. Esse evento hoje é para reconhecer o gesto dos familiares e expressar toda nossa gratidão” destacou.

A secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Joana Gurgel, destacou a importância dos familiares nesse ato de transformar vidas “Quando doamos órgãos estamos levando a vida para inúmeras pessoas. Em nome da Sesa, agradeço a cada um de vocês por estarem aqui nesse momento. Apesar do momento de dor, tenho certeza que traz paz, em saber da tamanha contribuição para a sociedade”, comentou.

Solidariedade

Perder um familiar é sempre doloroso, ainda mais quando se trata do irmão. A médica perita legista da Pefoce, Marylane Tavares, esteve presente no evento. O momento teve um significado especial para a médica, que mesmo no momento de luto, conseguiu transformar a vida de outras pessoas. “Meu irmão partiu em agosto do ano passado. Ele sempre ajudou muita gente, e tenho certeza que esse era um desejo dele. Ficamos felizes em saber que uma parte dele está viva ajudando outra pessoa. Essa homenagem às famílias reaviva emoções que estavam guardadas e a vontade de ajudar mais ainda, além de divulgar a importância não só no aspecto social, mas espiritual também”, contou a médica.

O compromisso da Pefoce em melhorar a vida das pessoas que necessitam de transplantes de córnea, com o apoio às famílias de doadores de córnea, criou um legado de esperança e cura. Esta conquista mostra o poder da colaboração entre instituições governamentais, profissionais de saúde e os cidadãos cearenses. Além da sede em Fortaleza, a captação é realizada nos Núcleos da Pefoce em Juazeiro do Norte e Sobral.