Pefoce inaugura Central de Identificação Civil em Itapipoca

31 de agosto de 2023 - 19:30 # # # # #

Representando um passo significativo em direção ao aprimoramento dos serviços prestados à população na emissão de documento de identificação civil, o Governo do Ceará inaugurou, na noite dessa quarta-feira (30), uma nova central de identificação civil da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em Itapipoca. As novas instalações são fruto de um acordo de cooperação entre a Pefoce e a Prefeitura, que disponibilizou o espaço e equipe de atendimento, cabendo ao Estado fornecer os equipamentos e realizar as perícias e emissão dos documentos, através da Pefoce.

O Governo do Ceará forneceu os kits biométricos que garantem a informatização integral do processo, facilitando o acesso ao serviço e agilizando a entrega dos documentos de identidade. Situado no mercado central da cidade, localizado na Avenida Anastácio Braga, 911 – Centro. O serviço contará com quatro pontos de atendimentos, operando de maneira digital e com capacidade para 100 pessoas diariamente.

O governador Elmano de Freitas esteve acompanhado da primeira-dama, Lia de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; do prefeito Felipe Pinheiro, do superintendente do Detran, Michel Mourão, do superintendente adjunto do órgão estadual de trânsito, Marcelo Pinheiro, o Perito Geral Adjunto da Pefoce, Átila Einstein e outras autoridades.

Nova sede

Moradora da área central de Itapipoca, e frequentadora do Mercado Central diariamente, a Dona Rosa comentou a chegada da nova sede da Pefoce. “Estou muito feliz, porque agora temos um lugar para tirar documento mais próximo, porque antes era muito distante. Ainda mais para mim, que venho todo dia fazer minhas compras aqui. Então, é muito bom ter esse lugar pertinho”, comentou a dona de casa.

O horário de funcionamento do equipamento será de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 5 da tarde. As equipes de atendimento foram capacitadas pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), sediada em Fortaleza, para lidar com a demanda de forma uniforme e mantendo os padrões de qualidade característicos da Pefoce.

O chefe do Executivo cearense fez questão de pontuar a importância de levar serviços estaduais, como o Detran e a Pefoce, para dentro de um local de grande movimentação, desta forma, fomentando também a economia local.

“Aqui, podemos ver que a nossa instituição pode prestar um serviço para a sociedade e ajudar outras áreas, como a economia. Estar implantado aqui é estratégico, porque a pessoa que vem atrás desses serviços, e pode também ajudar os comerciantes locais, comprando algo”, pontuou o governador.

Serviço

Abaixo, algumas informações importantes para o cidadão que precisará emitir o documento. Nos casos de 1a via é gratuito. Nos casos de 2a via, o pagamento do boleto (DAE) é obrigatório. Para emitir o DAE de pagamento acesso o link: https://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG,  o Valor da taxa é R$ 65,91.

Documentos Obrigatórios (originais e xerox):

Se solteiro: certidão de nascimento;

Se casado no civil: certidão de casamento;

Se divorciado: certidão de casamento com averbação de divórcio;

Se viúvo: certidão de casamento com averbação de óbito ou certidão de casamento e a certidão de óbito.

Menores de 16 anos:

Devem comparecer com responsável: pais, avós, tios de 1o grau, irmãos maiores de 18 anos ou responsável legal (apresentando documentação que comprove a tutela).

Documentos opcionais que você poderá incluir no seu Documento de Identidade (RG); apresentando os originais e cópias legíveis e sem rasura:

CPF; Documento de Identidade (RG) anterior (desde que seja do Estado do Ceará), Título de Eleitor;

Cartão Nacional de Saúde (CNS);

Cartão de Inscrição do NIS ou PIS ou PASEP; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Reservista (Certificado Militar);

Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde, constando a assinatura, o CID e CRM; Neste caso, o documento será analisado pela Pefoce para possibilidade de inclusão; Tipo Sanguíneo (apresentação de resultado de exame laboratorial validado pelo médico ou Carteira de

Doação do HEMOCE atual);

Nome Social (requerimento que pode ser solicitado e preenchido no atendimento); Documento de Identidade Profissional, expedido por órgão ou entidade legalmente autorizados.