Pefoce participa de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas

12 de julho de 2023 - 20:01 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou de reunião com representantes do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (CEEDP) e o Secretário de Segurança, Samuel Elânio, autoridade central estadual na busca de pessoas desaparecidas. O Comitê é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih). O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e teve como objetivo alinhar estratégias entre o comitê e as autoridades participantes, para enfrentar o desaparecimento de pessoas no Estado.

Criado em setembro de 2022, a partir de um decreto do Governo do Estado, o comitê é formado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Pefoce, Secretaria de Proteção Social (SPS), Vice-Governadoria, 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Defensoria Pública e Cruz Vermelha Internacional (CICV).

“Todo o debate é importante para aprimorar o que já temos feito, seja nas diligências e nas investigações da Polícia Civil, nos trabalhos realizados pela Perícia Forense ou nas estatísticas colhidas pela Supesp”, destacou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

Durante o encontro, também foi destacada a importância da integração entre as Forças de Segurança do Ceará. Um dos pontos ressaltados foi o uso dos bancos de dados genéticos, papiloscópicos e fotográficos da Pefoce no contexto das investigações de desaparecimento de pessoas. As informações compartilhadas com outras instituições de segurança, auxiliam na identificação e localização de pessoas procuradas por seus familiares.

Além do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, também participaram da reunião: o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez; o superintedente da Supesp, Nabupolasar Alves; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres; o secretário executivo de Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Jovanil Oliveira; a técnica do Núcleo de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas da Sedih, Lívia Xerez; o delegado titular da 12ª DHPP, Augusto Soares; a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Mariana Lobo; o promotor do Ministério Público do Ceará, Hugo Porto; e o assessor do Programa para Pessoas Desaparecidas e Suas Familias do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Daniel Mamede, entre outras autoridades.