Pefoce participa de inauguração da sexta unidade Vapt Vupt no Ceará

4 de julho de 2023 - 18:54 # # # # #

Mais comodidade e agilidade para a população cearense. O perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, esteve na manhã dessa segunda-feira (03), com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e com a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, na inauguração da sexta unidade Vapt Vupt do Estado. O novo equipamento ofertará serviços essenciais para a população, entre eles, o atendimento para a emissão de carteiras de identidade civil (RG) que é realizada pela Pefoce.

A nova central de serviços que reúne diversos órgãos do Estado em um só espaço, facilitando o acesso da população, está localizada no primeiro piso do Shopping Central, no Centro da Capital cearense, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fortaleza já conta com três unidades, localizadas nos bairros de Antônio Bezerra, Messejana e Papicu. Outras duas unidades estão implantadas nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.

O coordenador da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), Ricardo Filgueiras, destacou a importância do novo equipamento. “A instalação da nova unidade Vapt Vupt localizada no Centro de Fortaleza garante acesso mais facilitado à população cearense que busca atendimento para emissão de documentos pessoais e outros serviços ofertados em cada unidade do programa Vapt Vupt. Com a inauguração da nova unidade, a população cearense passa a dispor de mais um local onde poderá ser atendida para solicitação da emissão da carteira de identidade civil, facilitando o exercício da cidadania e o acesso a vários programas sociais a cadastros e a todas as facilidades que o documento permitem ao cidadão”, ressaltou.

Para solicitar o RG, o cidadão deverá fazer o agendamento no site do Vapt Vupt. O atendimento inicial é realizado pela SPS, que encaminha os dados para CIHPB, responsável pela análise e expedição dos documentos. Essa é mais uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a SPS para beneficiar os cidadãos cearenses.