Pefoce instala equipamentos tecnológicos para análises laboratoriais no Núcleo de Sobral

6 de junho de 2023 - 16:36 # # # #

Com o objetivo de descentralizar as perícias toxicológicas no Ceará e fornecer respostas mais céleres, a Perícia Forense do Estado do Ceará, através do Núcleo de Perícias Forenses da Região Norte, em Sobral, instalou equipamentos inovadores e inéditos à perícia do interior. O Núcleo de Análises Laboratoriais de Sobral (Nuals) recebeu dois equipamentos de ponta, sendo um de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e um Espectrômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier ( FTIR).

Com as novas tecnologias, pesquisas serão aprimoradas com drogas ilícitas, medicamentos, agrotóxicos, vestígios de local de crime e até explosivos. Os aparelhos serão utilizados, principalmente, nas áreas da Toxicologia e Química Forense. A instalação desses equipamentos resultará em benefícios significativos para a região, pois algumas análises que precisavam ser enviadas à Capital, agora, poderão ser realizadas no próprio Núcleo.

Com o funcionamento desses instrumentos, as investigações e identificações de várias substâncias relacionadas a crimes serão realizadas diretamente no interior, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para obter os resultados. No decorrer do tempo, novas metodologias poderão ser incorporadas de acordo com a evolução da epidemiologia e as necessidades da perícia, proporcionando um serviço mais completo e abrangente.

Reforma

Além da instalação dos novos equipamentos, foi realizada uma reforma nas instalações da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) de Sobral que agora conta o um novo layout, que inclui salas de recepção, sala de custódia, área de lavagem de material, cartório, copa, laboratório de drogas brutas e laboratório dos Cromatógrafos.

“Esses investimentos possibilitarão grandes avanços e facilitarão o fluxo das atividades periciais em todo o Núcleo de Sobral. Esse é um marco no avanço da perícia para os núcleos do interior, onde o incremento tecnológico foi possível pela captação de recursos do Governo do Estado do Ceará, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS)”, enfatizou o Coordenador da Calf, Túlio Oliveira.