Pefoce participa da 2° edição da exposição Mundo SSPDS

31 de maio de 2023 - 17:44 # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou, nesta terça-feira (30), da segunda edição da exposição Mundo SSPDS. O evento promovido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que encerrou as comemorações dos 26 anos da pasta, contou com exposições e participação de membros da Forças de Segurança do Estado.

No estande da Pefoce, foram apresentadas as diferentes áreas da perícia forense, destacando-se o laboratório forense, a medicina legal, a simulação de local de crime e a identificação papiloscópica, com enfoque na integração entre as coordenadorias da instituição e demais forças da segurança pública.

O evento foi sediado na sede da SSPDS e contou com apresentações musicais da Banda do Colégio Militar da PMCE, exibição do canil da PC-CE, a exposição de estandes dos órgãos de Segurança e coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública, além da solenidade de entrega da Medalha General Assis Bezerra e dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados.

Integração

A presença da Pefoce proporcionou aos presentes uma visão abrangente sobre os fluxos de trabalho e as atividades essenciais realizadas pela perícia forense. Os visitantes puderam conhecer de perto os processos de análise de evidências, atividades médico-legais, reconstituições de cenas de crime e a identificação de impressões digitais.

Para o coordenador da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Túlio Oliveira, a participação da Pefoce representa a exposição das atividades exercidas pelos profissionais do órgão e a importância da perícia na investigação criminal. “Cada coordenadoria apresentando suas cartas de serviços mostra à população, aos servidores, alunos de escola, a presença da ciência na segurança pública, e a produção da prova técnica pelo órgão técnico-científico dá essa grande importância à sociedade”, enfatizou.

A auxiliar de perícia da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Ana Cláudia Leitão, que apresentou o trabalho desenvolvido na medicina legal, ressaltou a importância das exposições para a divulgação da área. “A importância de um evento como esse, da participação, principalmente da nossa coordenadoria, é ressaltar a importância da medicina legal dentro da perícia como um todo. A perícia é uma cadeia e a perícia médica ela não se resume, a perícia cadavérica. Nós temos exames de lesão, psiquiatria forense, odontologia forense, exames sexológicos, referente aos crimes sexuais.”

Simulação de local de crime

Como parte da programação principal do evento, a Pefoce realizou uma simulação de local de crime. Na ocasião, peritos criminais e auxiliares de perícia simularam uma ocorrência de um homicídio dentro de um veículo. O automóvel em questão, foi apreendido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) durante a Operação Saturnália.

Os procedimentos realizados vão desde abordagem e análise da situação de crime até as evidências coletadas, que se tornarão provas periciais em um processo criminal. É por meio dessa investigação aprofundada que será possível identificar o autor do delito e a dinâmica do crime. Para a realização da perícia, foram utilizados equipamentos como scanner 3D de alta tecnologia, drones que fazem um levantamento superior do local, além de outros aparatos científicos que garantem a captação de informações sobre o que é coletado.

“Os peritos averiguam o local para fazer aquela identificação dos materiais, das fotografias, fazer o mapeamento geográfico do que foi coletado. Tudo isso é realizado de um modo técnico e seguro, onde não há comprometimento da cena do crime. É justamente por isso, que é tão importante a população compreender o trabalho realizado pela perícia de modo que não haja danificações em cenas de crimes, por exemplo”, ressaltou o perito criminal Leão Jr.

Certificados

Outro momento da segunda edição Mundo SSPDS, foi a entrega dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados à Segurança Pública Estadual. O auxiliar de perícia e coordenador da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPLAG) da Pefoce, Lívio Feitosa, que há 17 anos atua na instituição, foi um dos homenageados da noite. Ao todo, foram 40 profissionais agraciados, entre servidores e colaboradores, que trabalham no sistema de segurança pública do Estado.

A cerimônia de encerramento contou com a presença da vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; do perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio de Oliveira, do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; da defensora pública geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), José Valdomiro Távora de Castro Júnior, além de outras autoridades.