Pefoce recebe visita institucional do comandante-geral da PMCE para alinhar relações institucionais

12 de abril de 2023 - 15:33 # # # #

Na última semana, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) recebeu a visita do comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na ocasião, o perito geral da Pefoce, Dr. Júlio Torres, acompanhado do perito geral adjunto, Átila Einstein, da diretora de Planejamento e Gestão Interna, Manuela Cândido, além dos coordenadores da Pefoce, se reuniram com o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo Nascimento, o subcomandante-geral da PMCE, Coronel Vineimar Rodrigues, e o subchefe do Estado- Maior e diretor de Planejamento e Gestão Interna da PMCE, coronel Jorge Costa, para alinhar as relações institucionais entre as duas entidades.

O principal objetivo da visita foi fortalecer a cooperação entre as duas instituições e discutir ações conjuntas para aprimorar a segurança pública no estado do Ceará. Durante a reunião, foi definido que a PMCE realizará treinamento com os servidores da Pefoce que fazem as perícias em presos custodiados que chegam à instituição para exames cautelares. Em contrapartida, a Pefoce promoverá palestras para os policiais militares sobre isolamento e preservação de locais de crime.

Treinamentos

Com o objetivo de aperfeiçoar os serviços realizados pela segurança pública do estado do Ceará, foi solicitado a colaboração da Polícia Militar no sentido de treinar os peritos e auxiliares de perícia da Pefoce que atendem presos custodiados. Essa conduta é de grande importância pois garantirá uma segurança maior para os profissionais trazendo mais segurança para toda a instituição.

Além disso, a Pefoce realizará palestras para os policiais militares, com o objetivo de fortalecer ainda mais a importância da preservação de locais de crime. Os policiais militares que geralmente são os primeiros agentes de segurança pública a chegar em um  local de crime, conhecerão os detalhes de como isolar o local de crime e sua importância no processo de construção de uma prova científica.

Esses treinamentos e trocas de conhecimento têm como objetivo aperfeiçoar os serviços realizados pela segurança pública do estado e fortalecer a integração entre Pefoce e PMCE. Com a colaboração mútua entre as instituições, espera-se alcançar melhores resultados na resolução de casos e, consequentemente, na garantia da segurança da população.