Pefoce realiza palestra sobre local de crime para forças da segurança em Sobral

12 de abril de 2023 - 15:36 # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou a palestra “Preservação e Isolamento de Local de Crime, e a Apresentação do Novo Protocolo de Atendimento da Perícia Criminal na Região” para as forças de segurança em Sobral, na última quarta-feira (5). O evento, promovido pelo Núcleo de Perícias Forenses da Região Norte, ocorreu no auditório do 3º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) do município. O objetivo da palestra foi conscientizar os agentes de segurança sobre a relevância de manter o local do crime preservado e isolado, uma vez que isso é essencial para a realização de um trabalho eficiente de investigação e coleta de provas.

O evento contou com a participação de servidores da Pefoce, cerca de 200 policiais militares e 60 guardas municipais de Sobral. A palestra também contou com as presenças do  comandante do 3° BPM,  coronel Sérgio, e do supervisor do Núcleo de Perícia Forense na Região Norte do Estado, o auxiliar de perícia Antônio Garofalo Júnior.

Os profissionais de segurança pública que passam por treinamentos e palestras têm maior capacidade de garantir que os vestígios do crime sejam preservados, coletados e encaminhados aos órgãos policiais de forma adequada, evitando a perda ou contaminação de provas. A preservação do local do crime inicia-se no momento em que é descoberto e comunicado às autoridades competentes, sendo fundamental que a área seja isolada para evitar a entrada de pessoas não autorizadas e garantir a integridade das provas.

Durante a palestra, os participantes puderam conhecer os principais aspectos que devem ser considerados na preservação de locais de crime, incluindo a importância de delimitar a área do crime, a necessidade de evitar o contato com objetos e vestígios, e a relevância da análise dos locais em busca de pistas que possam levar à identificação dos autores.

O perito criminal Leão Júnior, que foi o palestrante do evento, destacou a importância de palestras como essa, que buscam capacitar as equipes que fazem parte da segurança pública para avaliar e determinar os procedimentos que devem ser adotados na preservação de local de crime. “Além de favorecer uma melhor integração entre as forças de segurança, esse tipo de evento também fortalece a conscientização com relação a preservação e isolamento local de crime. O isolamento de local feito de forma correta favorece para que a perícia possa também realizar um bom trabalho tendo em vista que os vestígios oriundos do dos crimes cometidos poderão ser analisados”, explicou.

A realização de eventos como este é essencial para fortalecer a integração entre as forças de segurança e para garantir que os profissionais envolvidos em investigações criminais possuam o conhecimento necessário para desempenhar suas funções de forma eficiente. A Pefoce reforça a importância de manter uma constante atualização e treinamento de suas equipes, com o objetivo de garantir a excelência na realização de seus serviços e contribuir para a segurança pública do Estado.