Pefoce participa de reunião no Instituto Maria da Penha para alinhar estratégias de combate à violência contra a mulher

28 de março de 2023 - 17:44 # # # #

Na última segunda-feira (27), a perita criminal Manuela Cândido, diretora de planejamento e gestão interna da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), participou de uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em visita de cortesia à Maria da Penha, que deu nome à Lei nº 11.640/2006 (Lei Maria da Penha), para discutir temas relacionados à violência contra a mulher e aos serviços oferecidos pela SSPDS.

Durante a visita, foram discutidas propostas e estratégias de combate à violência contra a mulher. Manuela Cândido apresentou algumas situações de violência contra a mulher que podem requerer exames periciais e respondeu à solicitação de ampliação desses serviços fora dos Núcleos da Pefoce. Além disso, discutiu-se acerca da implementação de protocolos de atendimento em locais de crime de feminicídio.

Segundo a diretora, é fundamental discutir o aprimoramento dos serviços disponibilizados às mulheres vítimas de violência. “A prova pericial tem um grande impacto no procedimento de investigação dos casos, uma vez que os laudos periciais podem determinar autoria e materialidade dos crimes”, destacou.

A reunião, que ocorreu no Instituto Maria da Penha, contou com a presença do Secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel da Elânio, além de outros participantes como a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Teresa Cruz, a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Kamilly Campos, entre outras autoridades.

Essa iniciativa é fundamental para promover a conscientização e o diálogo entre instituições e autoridades, aprimorando os serviços de combate à violência contra a mulher e garantindo uma resposta mais efetiva e justa às vítimas.