Servidores da Pefoce aprimoram habilidades de identificação humana em treinamento com a Polícia Federal

17 de março de 2023 - 15:37 # # # # #

Auxiliares de perícia da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) lotados no Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) participaram, na última quarta-feira (15), de um treinamento para a área de identificação humana promovido pela Polícia Federal (PF) em Fortaleza. Também estiveram no evento, papiloscopistas da PF, delegados e representantes de delegacias.

O curso foi dividido em duas partes, uma teórica e outra prática, e teve como objetivo capacitar os profissionais para identificar indivíduos por meio de impressões de solados de pés e calçados. A atividade de identificação humana é de extrema importância para a investigação criminal, fornecendo elementos de informação para a descoberta da autoria desses crimes. Por isso, é fundamental que os profissionais que atuam nessa área estejam sempre atualizados e capacitados para utilizar as mais modernas técnicas e tecnologias.

Treinamento

Durante a parte prática do treinamento, ministrado por papiloscopistas da PF, os participantes utilizaram materiais como selante e material de moldagem para fazerem diversas revelações. Depois, foi feita uma análise das características individualizadoras para se chegar a uma comparação que pudesse contribuir para a investigação.

As pegadas deixadas em locais de crime contêm características individualizadoras de quem as deixou, o que pode levar à identificação de suspeitos. Além disso, com o aumento da presença de câmeras de segurança, é cada vez mais comum a possibilidade de registrar a trajetória dos suspeitos, o que reforça ainda mais a importância da identificação por meio de impressões de solados de pés e calçados.

O auxiliar de perícia da Pefoce, Paulo Harrison, destacou a importância do treinamento. “O curso foi uma importante integração entre a perícia forense e o setor de identificação da polícia federal. Além disso, proporcionou um enriquecimento profissional para os participantes, que agora estão mais capacitados para lidar com esse tipo de investigação”, destacou.

Através desse treinamento, os profissionais puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a identificação de indivíduos por meio de impressões de solados de pés e calçados, o que pode ser determinante para a resolução de casos criminais. Através da identificação correta de suspeitos e criminosos, é possível contribuir para que a justiça seja feita e que os culpados sejam punidos, servindo de prevenção para novos crimes e o fortalecimento da segurança pública.