Dia da Mulher: Pefoce realiza palestra sobre protagonismo feminino na segurança pública

9 de março de 2023 - 15:20 # # # #

No Dia Internacional da Mulher, celebramos não só as conquistas, mas também a luta diária das mulheres por igualdade em diversas áreas. Para destacar ainda mais a importância desse dia, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, que participou de um evento no auditório da Pefoce na manhã dessa quarta-feira (8), para discutir o protagonismo feminino como instrumento de justiça e segurança pública.

Na dinâmica realizada pela desembargadora, servidoras e colaboradoras trouxeram à tona a importância da participação das mulheres em diferentes áreas, especialmente naquelas relacionadas à justiça, à segurança e ao poder público, além de suas histórias de vida. Durante o evento, também estiveram presentes o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, o perito-geral adjunto, Átila Einstein, a diretora de Planejamento e Gestão Interna, Manuela Cândido, além de servidores e colaboradores.

Mesa Redonda

O evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, iniciou com uma mesa redonda com mulheres de diversos setores da Pefoce. Elas compartilharam suas histórias inspiradoras como profissionais da área forense. O momento destacou o papel que as mulheres desempenham na segurança pública e serviu como reflexão sobre o seu papel na sociedade. Elas compartilharam histórias de superação, perseverança e dedicação e destacaram como sua presença pode colaborar para a resolução de crimes. Foi um momento de reconhecimento e agradecimento a todas as mulheres que trabalham diariamente para fazer a diferença na sociedade. “Somos privilegiadas em trabalhar aqui na Pefoce fazendo a diferença na vida das pessoas. Temos um compromisso com todas as mulheres que vieram antes de nós e contribuíram para construir a Pefoce de hoje”, destacou a perita criminal e diretora de Planejamento e Gestão, Manuela Cândido.

Palestra

A desembargadora Ângela Gondim destacou que as mulheres têm um papel crucial na promoção da justiça e na prevenção da violência, já que muitas vezes são as principais vítimas dessa problemática. Ela ressaltou que as mulheres precisam ocupar espaços de liderança e participação ativa na sociedade, especialmente nas áreas relacionadas à justiça e à segurança pública. A palestrante ressaltou a importância do protagonismo feminino para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. Segundo ela, a mulher deve ser vista também como agente de transformação.

No âmbito da justiça, a desembargadora destacou a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos de destaque e de liderança, contribuindo para a construção de um judiciário mais diverso e representativo. Ela também enfatizou a importância de se combater a violência contra a mulher e garantir que as leis sejam aplicadas de forma efetiva, de modo a garantir a proteção dos direitos femininos. “É importante ressaltar que o trabalho das peritas e auxiliares de perícia é fundamental em todas as etapas do processo de segurança pública. Seja no momento de denúncia ou defesa, essas mulheres têm um papel crucial na proteção da sociedade e na garantia da justiça. Ao produzir provas técnicas justas, imparciais e precisas, elas se tornam instrumentos valiosos para a construção de uma sociedade mais segura e justa”, falou a desembargadora.

No final da palestra, o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, enfatizou a importância da presença feminina nas forças policiais e na gestão de políticas de segurança. “Para que uma mulher possa exercer uma atividade de forma igualitária ou ocupar cargos de liderança, ela não precisa de nada em particular, apenas de uma oportunidade justa. A participação da mulher é extremamente valiosa, pois traz uma visão diferenciada, uma garra e um empenho que muitas vezes são únicos. A liderança feminina tem a capacidade de agregar, de cuidar, de ter um olhar atencioso. Em nossa atividade de perícia, temos uma função muito importante que envolve esse cuidado. É fundamental que trabalhemos juntos para garantir que todos os indivíduos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Gostaria de parabenizar todas as mulheres que lutam por seus direitos e igualdade, essa luta é legítima e muito bonita. Fico muito feliz em ver aqui na Pefoce um nível de servidoras tão engajadas e profissionais”, destacou.

Força feminina

Na Pefoce, muitas mulheres têm contribuído significativamente para a produção de laudos técnicos e científicos que auxiliam na solução de crimes e na promoção da justiça. Além disso, elas têm sido uma inspiração para outras mulheres que desejam ingressar nesse campo. É importante que continuemos a promover a inclusão e o pioneirismo das mulheres, para que elas possam ter igualdade de oportunidades e reconhecimento em suas carreiras.

A palestra sobre o protagonismo feminino como instrumento de justiça e segurança pública trouxe reflexões importantes sobre o papel das mulheres na sociedade e a necessidade de se garantir a sua participação em diversos espaços. Mais do que nunca, é necessário reconhecer e valorizar o papel das mulheres como agentes de mudança e transformação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Perícia Forense do Estado do Ceará parabeniza todas as mulheres que fazem parte do órgão. Essas mulheres são exemplos de inteligência, determinação, dedicação, e merecem todo o reconhecimento pela contribuição que oferecem ao órgão e à sociedade. Parabéns, mulheres!