SSPDS destaca empoderamento feminino de profissionais da segurança pública do Ceará

8 de março de 2023 - 20:18 # # # # #

Empoderamento feminino vai muito além de poder. Tem a ver com autoconhecimento. Na prática, o termo é utilizado para acolher, apoiar e defender a si, outras mulheres e a sociedade como um todo. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado, neste dia 8 de março, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) apresenta exemplos de mulheres que compõem as forças de segurança do Estado e que cumprem com êxito seus papéis dentro e fora do exercício da profissão.

As mulheres estão à frente de situações que exigem força e coragem para serem enfrentadas todos os dias. Na área da segurança pública, são policiais civis, policiais militares, peritas, bombeiras militares e diversas colaboradoras que reconhecem as suas responsabilidades e ocupam com eficiência espaços de poder e decisão.

Doando tempo

“Eu me sinto empoderada desde a hora que eu acordo porque trabalho dentro de uma coordenadoria que aborda uma cultura de paz. Acordo para doar meu tempo e realizar um trabalho voltado para comunidades e pessoas de todas as idades que necessitam de atenção e acolhimento”. É assim que a major BM Sâmila Ribeiro, orientadora de célula de Defesa Social da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, se sente quando desperta todos os dias e sai para trabalhar. Em sua fala, a militar também reforçou o que ainda é preciso fazer para construir uma sociedade que dê mais valor à força feminina.

“A mulher é tudo e falar de mulher é muito bonito. Entretanto, muitas coisas ainda faltam para que essa igualdade de gênero aconteça, mas acredito que, no geral, a sociedade precisa entender que a mulher tem as suas particularidades. E aceitar isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. Entender que não somos apenas profissionais, mas mães, donas de casa, cuidadoras e muitas outras atribuições que temos. Somos sinônimo de força, enfrentamos muitas adversidades, e é necessário que a sociedade aprenda a nos ver como mulheres fortes e determinadas”, finalizou.

Combate à violência 

Muitas profissionais de segurança pública se unem, todos os dias, para fortalecer as lutas contra a violência contra mulher. Nesse contexto, a delegada Eliana Maia, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), falou sobre o que o tema representa para ela. “Empoderamento para mim é a possibilidade de cada mulher decidir e optar pelo o que quer ser na vida. Na minha profissão, falo por mim e pelas minhas colegas de trabalho, que nos sentimos empoderadas quando conseguimos livrar uma mulher de um agressor violento”, ressaltou a titular da DDM-Fortaleza.

A delegada também destacou a importância da data. “O ideal é que a gente não precisasse do 08 de março para lembrarmos que as mulheres devem ser respeitadas, estimuladas a crescerem em qualquer profissão ou escolha, mas, infelizmente, apesar de muitas conquistas, a luta continua. A mensagem que posso deixar hoje para todas as mulheres é que acreditem em vocês e não desistam dos seus sonhos”, concluiu ela.

Direitos garantidos 

Já a médica perita legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ana Leopoldina, reforçou a importância do empoderamento feminino dentro do trabalho que executa nas Forças de Segurança do Estado. Atuando como supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), ela também falou sobre a consciência que as mulheres precisam ter sobre seus direitos de reivindicar oportunidades e tratamento igualitário no que se refere à participação delas na sociedade.

“É necessário entendermos o contexto das desigualdades sociais em que as mulheres estão inseridas e atuar, seja no campo pessoal ou profissional, para que isso mude e seja algo mais justo e igual para todas. Nesse sentido, atuamos para oferecer acesso à garantia dos direitos e disponibilizamos um atendimento diferenciado, no sentido de acolher, respeitar e humanizar essas mulheres. Queremos que vejam que o Estado, através da segurança pública e de seus profissionais, está comprometido no combate à violência contra mulher. Isso me faz perceber a importância desse empoderamento no sentido de agir, através do meu trabalho, para que outras mulheres tenham os seus direitos garantidos e caminhem também no sentido de ter sua autonomia plena”, reiterou ela.

Diferencial feminino 

Para a soldado Saahra Jerônimo, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, a data é importante para lembrar o quanto o tema é necessário para alcançar seus objetivos pessoais e na carreira profissional. Única e primeira mulher formada em um curso operacional de salvamento aquático, a militar falou sobre atingir esse marco.

“Hoje, eu sou a única e primeira mulher formada em um curso operacional de salvamento aquático do CBMCE. Para mim, isso tem sido a maneira de me empoderar em meio a 26 homens que terminaram esse curso junto comigo e que foi muito desafiador, tanto na parte física como na parte emocional e intelectual. Tive que ultrapassar meus limites e mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser. Parece uma frase bem clichê, mas essa é a realidade feminina, independente das nossas limitações temos que ir bem mais além. Quero sempre mostrar que nós mulheres somos fortes e podemos alcançar todos os nossos objetivos. Lugar de mulher é onde ela quiser”, disse a bombeira militar.

Atuando há 16 anos como policial militar na Polícia Militar do Ceará (PMCE), a capitã do 1º esquadrão do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), Nara Ribeiro, falou sobre a relevância do empoderamento e do papel das mulheres em fazerem as suas próprias escolhas e ocuparem os espaços que quiserem. “Me sinto empoderada no sentido em que eu sei que estou ocupando um espaço de representatividade. Acredito que mais importante do que ter autoestima para realizar algo, é ter autoconfiança. Hoje, ainda enfrento muitos desafios, mas tenho a certeza de que executo um bom serviço e muito desse processo é sobre o fato de que estou em um espaço que eu devo ocupar”, frisou.

A capitã da PMCE também deixou uma mensagem para lembrar a importância de comemorar a data. “Acredito que a melhor mensagem que eu posso dar é que todas as mulheres acreditem em suas capacidades e façam suas escolhas com segurança. É preciso sempre lembrar que o espaço que merecemos ocupar é o que desejamos e nos preparamos para fazê-lo”, encerrou ela.

Protagonismo 

Para a delegada Cylviane Freire, que atua orientando a célula de pós-graduação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), o empoderamento feminino é a exata compreensão de que você pode ser protagonista da própria vida e de que pode ser livre para fazer as próprias escolhas. “O dia 8 de março é um marco que veio coroar uma série de conquistas femininas, mas representa, sobretudo, uma data que nos lembra que não podemos desistir de lutar por dias melhores, que temos que continuar firmes e fortes. São muitos os desafios que nós, profissionais da segurança pública e mulheres, temos que enfrentar, mas temos que ter bom ânimo e nunca devemos esquecer do nosso valor, seja em qualquer ambiente em que estivermos”, completou.

Valorização 

A auxiliar administrativa, Dandhara Braga, que atua no Gabinete da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp) da SSPDS, destacou que a data é importante para que o trabalho feminino seja mais valorizado. “Quando consigo passar o meu conhecimento e atingir de forma positiva uma outra mulher ou uma outra pessoa que está ali aprendendo junto comigo, me sinto empoderada”, disse. Ela também reforçou a importância de acreditar em seus sonhos. “Para não esquecermos que nós somos capazes de fazer qualquer coisa que quisermos”, concluiu.