Pefoce realiza visita institucional na CGE para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

22 de dezembro de 2022 - 11:44 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou, na última quarta-feira (21), uma visita técnica institucional com gestores e técnicos da equipe do Sistema de Gestão da Qualidade da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A ação visou conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da CGE e todos os aspectos ligados à certificação na norma ISO 9001:2015 do órgão.

Participaram da reunião, o secretário-executivo de Gestão e Planejamento Interno da CGE, Paulo Roberto Nunes, o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da CGE e profissionais da Pefoce que irão compor o Comitê Gestor da Qualidade, que atuará na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Pefoce.

Implementação

Com o objetivo de padronizar, melhorar o fluxo das demandas e os resultados dos trabalhos realizados pelas coordenadorias da Pefoce, o órgão vai implantar o Sistema de Gestão de Qualidade em todas as coordenações de atividade finalística. O SGQ é um conjunto de processos e medidas que, uma vez implementados, ajudarão a organizar e melhorar o padrão das demandas atendidas pelo órgão. O intuito é entregar resultados mais consistentes e eficientes.

Atualmente, o laboratório de DNA forense já conta com o SGQ e passa periodicamente por auditorias externas do Ministério da Justiça e Segurança Pública / Comitê Gestor da RIBPG (Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos) em que é verificado a conformidade do laboratório e do Banco de Perfil Genético. O laboratório segue a Resolução no 12/2019 estabelecida pelo Comitê Gestor/RIBPG e que segue muitos requisitos da Norma ISO/IEC 17.025, que é uma norma mais amplamente utilizada na acreditação de laboratoriais forenses e comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão, com resultados de alta qualidade.

Saiba mais

Certificada pela primeira vez em 2011, a CGE vem obtendo a revalidação da certificação durante os últimos 11 anos. Isso indica que a organização executa boas práticas de gestão e promove melhoria contínua de seus produtos e serviços. A última recertificação do órgão foi em novembro deste ano, realizada pela empresa de auditoria externa QMS do Brasil.