Dia do Perito Criminal: novos servidores contam sonho em atuar na Segurança Pública do Ceará

4 de dezembro de 2022 - 10:30 # # # # #

Neste domingo, 4 de dezembro, é celebrado o Dia do Perito Criminal. O perito criminal é o responsável pela prova técnica para o suporte de investigações e elucidação de crimes. As provas são de extrema importância desde o inquérito policial até a fase judicial em sua última instância. Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) possui a maioria dos profissionais da perícia criminal. Nesta data, vamos conhecer um pouco sobre dois novos servidores que ingressaram no órgão no último concurso e dizem estar ‘realizando um sonho’.

Dando os primeiros passos na carreira de peritos criminais oficiais do Ceará, os novos peritos Matheus Tabosa e Janiele Nogueira, empossados em março deste ano, falam da dedicação que tiveram no concurso e no curso de formação, promovido pela Academia Estadual do Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), para realizarem o sonho de ingressar na Perícia Forense do Ceará. “Sempre quis atuar na área de segurança pública e sempre gostei das ciências e da área de exatas. Eu vi nesse concurso a oportunidade ideal”, revela Janiele Nogueira.

Lotada no Núcleo do Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), no atendimento de locais de crimes contra a vida, ocorrências de trânsito e crimes contra o patrimônio, a perita revela que após a classificação no certame e conclusão do curso de formação, havia uma grande ansiedade em ir para as ruas atuar no combate ao crime por meio da produção das provas periciais. A perita conta que a realidade da prática está sendo muito melhor que a expectativa, no sentido de a profissão ser desafiadora e poder alinhar os desejos pessoais e profissionais.

O perito criminal Matheus Tabosa também faz parte dessa nova geração de peritos criminais da Pefoce. Matheus conta que a sua principal motivação em atuar como perito criminal oficial é contribuir para dar respostas às investigações e aliviar um pouco a dor que as pessoas que possuem parentes vitimados sentem, através da elucidação de um crime. O perito também salienta a importância de a sociedade entender a função de um perito. “Na medida em que os trabalhos são realizados pela Perícia Forense, a sociedade passa a compreender o nosso trabalho e ver com ‘bons olhos’ a nossa atividade. Percebemos que hoje a população conhece mais sobre a função da Perícia Criminal e a sua importância de estar nos locais de crime”, explica.

Motivação e desejo de dar o melhor resultado movem os passos de Matheus, que também diz estar vivenciando a realização de um sonho. Apesar de a profissão ser desafiadora e exigir muito empenho, atenção e comprometimento para dar as devidas respostas de um caso, Matheus conta que seu sentimento todos os dias é de realização pessoal. “Me sinto realizado, eu lutei bastante para estar aqui e encaro como uma conclusão de um ciclo e início de outro. Eu espero cada vez mais me especializar, descobrir mais áreas, pois pretendo evoluir sempre me especializando para galgar novas etapas na carreira de perito criminal”, disse.

Copec

A Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), é o setor em que ficam lotados a maior parte dos peritos criminais da Pefoce. A coordenadoria é formada pelo Núcleo de Perícia Externa (Nupex), o Núcleo de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico (NPTAT), Núcleo Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC), Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (NPELM) e Núcleo de Balística Forense (Nubaf). Na Pefoce há peritos criminais lotados ainda no Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf).

A perícia criminal da Pefoce é o setor responsável por promover a busca por levantamentos de evidências que possam solucionar um crime, como impressões digitais, documentos, exames de provas laboratoriais específicos. Por meio da função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, realizam exames laboratoriais e procedem às diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

O perito criminal

O perito criminal é um servidor público, responsável por atuar em locais de ocorrências de crimes, nos laboratórios e tem a função de identificar e coletar vestígios, correlacionar esses vestígios com a dinâmica de um crime e produzir o laudo pericial com base em métodos científicos para auxiliar em investigações policiais e dar elementos de informação para que juízes  tomem decisões em processos penais. Para ser perito criminal oficial no Ceará, é necessário possuir a graduação específica referente à exigência do cargo a ser ocupado, ser aprovado em concurso público e no curso de formação.