Servidores da Pefoce participam de curso de Balística Forense

19 de novembro de 2022 - 15:46 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizam a terceira edição do curso Tópicos de Comparação Balística, Perícias e Segurança em Mecanismos de Arma de Fogo. O treinamento teve início na última segunda-feira (14) e se encerra nesta segunda-feira (21), com carga horária de 40 horas. O curso tem o objetivo de promover a reflexão e orientação sobre atividades de exames periciais, balística forense, além dos procedimentos para montagens, desmontagem e manutenção de armas de fogo, garantindo a melhoria da qualidade da formação em segurança pública, além do aprimoramento no desempenho profissional e institucional.

Curso

A capacitação é um momento para solidificar conhecimentos técnicos em Balística Forense, com ênfase em microcomparação balística, contribuindo para uma maior eficiência na elucidação de crimes, além de permitir aos peritos o manuseio das armas com maior precisão e segurança, por meio da compreensão do funcionamento de mecanismos.

Os servidores que participam do curso, recebem treinamento específico para compreensão dos laudos balísticos. Entender as coletas de padrões em microcomparador balístico e procedimentos operacionais para coleta de projéteis em locais de crime são alguns dos principais tópicos abordados no curso. Além das instruções técnicas de Balística Forense, o curso oportuniza o diálogo e a integração de entre outras coordenadorias da Pefoce. Na ocasião, os profissionais foram até o necrotério da Pefoce, acompanhados por médicos legistas da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

Na visita, os profissionais conheceram sobre o efeito secundário que a arma de fogo faz no corpo, direcionamento, a entrada, a saída do projétil. Além disso, os participantes do curso tiveram a oportunidade de dialogar com o perito criminal David Queiroz, do Núcleo de Química Forense (NUQFO), que explicou sobre os efeitos da arma e a detecção da pólvora que fica na superfície.

Aprendizagem

O coordenador do curso e perito criminal, Rogério Alexandre, supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Pefoce, destacou a importância do treinamento no sentido de oferecer conhecimento sobre armamentos e outros detalhes balísticos vitais para o profissional de segurança pública. “O curso vai trazer para o servidor a forma como ele vai desmontar a arma. Onde ele vai ter um cuidado com seu próprio equipamento de segurança, adquirindo também conhecimentos sobre montagem e outros procedimentos relacionados a arma de fogo. Na capacitação,  foi abordado também sobre o tema de microcomparação balística, que é uma parte pericial fundamental para a identificação daquela arma de fogo que foi utilizada num local de crime”, explicou.

José Matheus, que é perito criminal e atua no Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), detalhou o conteúdo apresentado no curso e sua relevância para os profissionais que atuam na área. “O curso tem sido muito importante para o aperfeiçoamento profissional. Nós, servidores da balística, lidamos com arma de fogo diariamente, então o manuseio delas é muito importante para manutenção e até mesmo para um tipo relevante de laudo pericial, que é o de tiro acidental. Isso ocorre quando existe uma alegação do disparo sem o acionamento da tecla do gatilho. Para isso é necessário que passe o desmonte da arma, não apenas em primeiro escalão, mas de forma completa, verificando se todos os mecanismos estão funcionando de forma adequada”, detalhou.

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós- graduação e outros voltados para a ascensão profissional, ou seja, que os habilitam à promoção.