Pefoce é representada em evento nacional em Aracaju

16 de novembro de 2022 - 16:39 # # # # #

Com o tema “Perspectivas da Medicina Legal e Perícia Médica no século XXI”, foi realizado entre os dias 12 a 15 de novembro, em Aracaju/SE, o VI Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica. Na ocasião, o médico perito legista, Renato Evando Moreira Filho, responsável pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), representou a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Além disso, o coordenador da Medicina Legal da Pefoce participou do 2º Fórum Virtual de Medicina Legal e Perícia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), que está inserido na programação do Congresso Brasileiro e tratou sobre o tema “A Estrutura e os Níveis de Biossegurança das Salas de Autópsia Frente à RDC 50”.

Debates

O fórum nacional discutiu as mudanças de procedimentos que foram realizados durante a pandemia, além da adaptação a novas tecnologias, como a telemedicina. Em sua abordagem, Renato Evando debateu sobre biossegurança e necrotério. Na ocasião, o médico detalhou algumas medidas gerais sobre o assunto, como a utilização do mobiliário e equipamentos, mitigando acidentes de trabalho, que deverá ser conduzida a fim de evitar risco na manipulação desses aparelhos. Além disso, a vedação da presença de pessoas estranhas às atividades do necrotério e somente permitir a entrada de pessoas devidamente orientadas sobre eventuais riscos, bem como sobre a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A exemplo das práticas adotadas na Pefoce, Renato Evando ressaltou a importância da biossegurança nas salas de necrotério, onde são adotadas medidas de segurança pessoais para médicos peritos legistas, auxiliares de perícia e equipe de limpeza, com o intuito de manter o local organizado e adequado para as atividades. “É importante destacar os profissionais de limpeza, que estão diariamente no serviço de necropsia. Esses profissionais recebem um treinamento específico no ingresso ao necrotério, onde conhecem as especificidades de cada área, observando normas de segurança de cada setor, além do tipo de EPI de cada ambiente, contribuindo para estabelecer diretrizes para o pleno funcionamento do serviço”, destacou.

Congresso

O congresso discutiu as questões ligadas aos Institutos Médico Legais, Instituto Nacional de Previdência Social, as Perícias Trabalhistas feitas por médicos dessa área ou as Perícias do Estado, entre outras modalidades de perícia médica. Além disso, o encontro teve o objetivo de proporcionar uma melhor inter-relação com os operadores do Direito, que utilizam essas perícias para que a sociedade seja mais amparada e beneficiada. O evento contou com a participação de estudantes do Direito e da Medicina, além da presença de profissionais da área de outros países, a exemplo de Portugal e Espanha.

Para o coordenador da Comel, o congresso teve grande importância no sentido de debater a atividade da perícia médica com profissionais nacionais e internacionais, onde ocorreu uma troca de experiências e métodos que servirão para aprimoramento da Medicina Legal. “O evento teve grande importância: pela qualificação profissional e troca de experiências com médicos de todo o Brasil, além de palestrantes internacionais. Tive a oportunidade de trocar informações com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados pela Comel no Estado do Ceará”, finalizou.