Pefoce e Aesp realizam curso para o uso de scanner a laser 3D em locais de ocorrências

11 de novembro de 2022 - 15:25 # # # # #

Com o objetivo de capacitar os servidores que atendem locais de ocorrências, utilizando ferramentas mais modernas para a produção das provas materiais, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizou ao longo dessa semana o Curso de Escaneamento 3D. Voltado para uso em locais de crime, o equipamento, que pode ser utilizado em espaços abertos e fechados, produz imagens bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) dos lugares a serem periciados, trazendo mais informações, proporcionando uma otimização do tempo de perícia, análises mais precisas e determinação das possíveis dinâmicas de uma cena de crime.

Ministrado pelo perito criminal e supervisor do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), Welisson Tavares, o curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, que totalizaram 40 horas/aulas com a duração de cinco dias. A capacitação contou com as participações de peritos criminais e de auxiliares de perícia que atuam no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), equipes do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) e do Núcleo de Engenharia Legal. O curso é certificado pela Aesp/CE.

O curso

O curso vai trazer uma importante capacitação para os profissionais que atuam diariamente em locais de crime. Perito criminal e coordenador da Copec, Fernando Viana, falou sobre a relevância e valor que o curso tem para esses servidores. “Essa foi a primeira turma do curso de escaneamento a laser 3D voltado para locais de crime. A atividade contou com a participação de 14 profissionais e brevemente nós teremos a segunda turma, prevista para o início de 2023, visando capacitar cada vez mais nossa equipe de e resultar em laudos periciais com melhor detalhamento para as autoridades policiais e judiciárias”, destacou.

Na parte teórica, foram aplicados os fundamentos de como operar o scanner a laser 3D, como realizar as configurações e os levantamentos a serem executados dentro de uma cena de crime. Após a fundamentação teórica consolidada pelos participantes do curso, foi utilizado um cenário simulado, um local de crime contra a vida, onde houve disparos de arma de fogo e em seguida foi feito o levantamento e a possível dinâmica daquele crime utilizando softwares específicos para a implementação da análise pericial. Com o escaneamento da cena captada pelo equipamento, essas imagens são enviadas para um computador com um software dedicado só pra esse tipo de análise e é feito todo o tratamento das imagens com a inserção de outros elementos de pessoas, objetos, que possam contribuir com os processos daquele evento.

Equipamento e importância

Utilizado na Pefoce desde o início de 2021, o scanner a laser 3D é instalado no local a ser periciado e realiza uma varredura na área desejada, gerando uma grande quantidade de imagens com alta qualidade e precisão de informações, em seguida, essas imagens são processadas e tratadas de maneira adequada. O scanner pode ser utilizado em diversos tipos de ocorrências: incêndios, acidentes de trabalho, crimes ambientais, locais de desabamentos, entre outros. No entanto, o equipamento também pode ser utilizado para ocorrências de trânsito, crimes contra a vida e em casos de reprodução simulada.

As imagens geradas pelo escaneamento possibilitam o arquivamento de cenários reais do local de crime, suporte na criação de esboços de locais de ocorrências com elevada precisão e fidedignidade, captura ultrarrápida de dados e imagens sob a luz do dia ou em escuridão completa com precisão milimétrica. Também é possível realizar animações e simulações na criação de hipóteses, e a criação de reproduções simuladas com maior fundamentação técnica. Tudo isso eleva a qualidade dos trabalhos e a segurança do perito.

Fernando ressaltou a importância do equipamento no ponto de vista de complemento na análise pericia. “Essa ferramenta de scanner a laser 3D vai proporcionar que, uma vez realizado o escaneamento de uma cena de crime, o perito poderá retornar ao local virtualmente quantas vezes quiser para fazer novas análises e complementos de exames. Portanto, o escaneamento 3D vem com o intuito de proporcionar um exame complementar mesmo após o perito ou análise no local de um crime ter sido realizada. Fazer análises, medições, simulações, tornando uma ferramenta muito importante para complementar a análise pericial”, finalizou.