Dia do Servidor Público: profissionais da Pefoce se dedicam em prol da segurança e justiça

28 de outubro de 2022 - 15:48 # # # #

Contribuir para o funcionalismo público, desenvolvimento de municípios, estados e do país com ética, compromisso, visando o bom serviço prestado à população, o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, pela lei Nº 9.826, de 14 de maio de 1974, homenageia a importância desses profissionais. Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) os servidores atuam na segurança pública empregando seus conhecimentos científicos em suporte às investigações de crimes e na prestação de serviços à população.

Na Pefoce, atualmente, são 598 servidores oficiais, que divididos em quatro coordenadorias finalísticas – Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) – trabalham diariamente na prestação de serviços à sociedade.

Na carta de serviços do órgão, estão a emissão de carteira de identidade, emissão de certidão de antecedentes criminais, perícias de locais de crimes, exames médicos legais, perícias laboratoriais, análises toxicológicas, entre outras atividades fundamentais para a segurança pública e para a sociedade.

Destacamos alguns desses servidores que se dedicam em prol da sociedade cearense:

Servir à sociedade

Na Pefoce há 8 anos, Antônio Garofalo Júnior, auxiliar de perícia e atual supervisor administrativo do Núcleo de Perícia Forense na Região Norte do Estado, no município de Sobral, falou das suas experiências como servidor público. “Poder servir a sociedade é deveras importante, pois também fazemos parte da mesma. Nós, da Pefoce, trabalhamos para trazer justiça para o povo. Que busquemos sempre a primazia, a qualidade e a condição de sermos úteis para a sociedade em geral, agilizando as respostas que precisam ser dadas e amenizando o sofrimento das famílias”, destacou.

Atenção e dedicação

Olhos atentos e atenção no atendimento dos locais de crime. Sempre concentrado no seu ofício em buscas de vestígios e respostas que esclarecem delitos, o perito criminal Leão Júnior, na Pefoce há 10 anos, está lotado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Leão destaca a gratidão em poder contribuir diretamente para a justiça através da sua atuação. “Nosso trabalho é muito gratificante pois, dentro de uma sociedade que busca cada vez mais a justiça, nós da perícia produzimos a prova material que ela é indiscutível para a busca da verdade e esclarecimento dos fatos delituosos. Quando nós produzimos essa prova pericial é gratificante para gente poder contribuir com a sociedade na busca e atender esse clamor e necessidade pela justiça” comentou.

Acolhimento familiar

Funcionando 24 horas por dia ininterruptamente, os servidores da Comel realizam o fundamental trabalho das perícias médico-legais, em vivos e mortos, exame de lesão corporal em presos em flagrante, vítimas de agressões, nos corpos que dão entrada no necrotério entre outras atividades. Um desses trabalhos é o atendimento das famílias que chegam para liberar os corpos, no “Acolhimento Familiar”.

Receber as famílias que buscam por seus entes, muitas vítimas de circunstâncias violentas, é um trabalho super importante e que exige trato e respeito às famílias. A auxiliar de perícia Ranielle Brito, trabalha no acolhimento dessas famílias e conta que realiza o trabalho visando o melhor atendimento possível, levando em consideração o momento de luto das famílias. “Buscamos oferecer e acolher da melhor maneira possível, visto que, trata-se de um momento muito delicado para quem está sendo atendido, objetivando o apoio a assistência necessária para as famílias com empatia. Temos que realizar o nosso
trabalho e ao mesmo tempo lidar com vários sentimentos como o de dor e tristeza dessas famílias”, conta.

Entusiasmo e experiência

Jorge Alves de Lima e Ítalo Gonçalves Pinho têm em comum os serviços prestados na Pefoce, mas o tempo de carreira pública os diferencia. Ítalo, que integra a CIHPB, chegou no órgão através do último concurso, na qual a posse foi em março deste ano. Com mais tempo de serviço, Jorge possui mais de 30 anos de serviço público e atua na toxicologia forense. A diferença de tempo não muda o real objetivo de cada um: prestar o melhor serviço para a sociedade.

Italo fala com entusiasmo desse início de carreira e da realização do serviço público do qual ele se dedicou para ingressar no órgão. “Esse início na Pefoce representou para mim uma mistura de sensações, tive que superar desafios, mas tudo isso é compensado pelo sentimento em ser útil à sociedade. Essa prestação do serviço público que nós fazemos é um aprendizado diário, utilizando dos conhecimentos técnicos e a própria vivência da complexidade da função exercida, principalmente por conta da nossa atividade estar inserida no âmbito da segurança pública, que todos nós sabemos o quanto é importante
para o cidadão”, concluiu.

Acompanhando todo o processo de modernização do laboratório de toxicologia forense, e consequentemente, dos resultados que entregam para a segurança pública e para a sociedade, Jorge ingressou no serviço público ainda na década de 90. Ainda nos antigos institutos, que eram vinculados a PC-CE, Jorge presenciou avanços tecnológicos e qualificação profissional, que contribuíram para a melhora dos serviços prestados ao cidadão. “Hoje, com autonomia, a Pefoce realiza grandes investimentos na qualificação de pessoas e aquisição de equipamentos, passando a servir o contribuinte com uma gama inimaginável de soluções de crimes”, conta.

Para Jorge, o órgão público melhorar sua estrutura repercute no melhor trabalho desempenhado pelos servidores e isso é uma motivação a mais para entregar sempre o melhor resultado com a melhor tecnologia disponível “O uso de tecnologia de ponta nos iguala com os melhores centros de perícia forense dos Estados do Brasil, dessa forma, podemos servindo a população, fazer o bem as pessoas e dá retorno do que foi investido pela sociedade na pessoa do servidor público”, ressaltou.