Pefoce inicia processo de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade

22 de outubro de 2022 - 10:42 # # # #

Com o objetivo de padronizar, melhorar o fluxo das demandas e os resultados dos trabalhos realizados pelas coordenadorias da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), o órgão vai implantar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todas as coordenações de atividade finalística. O projeto foi apresentado aos servidores da Pefoce na sede, em Fortaleza, e do interior do Estado, por meio de videoconferência. A reunião ocorreu na última terça-feira (18), com a apresentação do perito-geral Júlio Torres, e da perita-legista Samyra Brasil, que será uma das gestoras de qualidade do órgão.

A reunião foi a iniciação do SGQ da Pefoce, momento importante para que as coordenadorias assimilassem temas sobre metodologias, gerenciamentos e melhorias na qualidade do trabalho. Duas portarias serão instituídas na Pefoce. A primeira será para criar e regulamentar o SQG, e a outra será criada para instituir as comissões que farão parte do sistema de qualidade. O comitê gestor tem o objetivo de promover padronização de procedimentos, definir medidas de segurança e requisitos técnicos, além de elaborar seu regimento interno.

Melhorar o padrão

O objetivo principal do encontro foi dialogar e informar aos servidores sobre o SGQ, que é um conjunto de processos e medidas que uma vez implementados, ajudarão a organizar e melhorar o padrão das demandas atendidas pelo órgão. O intuito é entregar resultados mais consistentes e eficientes.

O segmento deve ser institucionalizado nas coordenadorias finalísticas da Perícia Forense: Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). A Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) já iniciou o Sistema de Controle de Qualidade no Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF) e agora aplicará a metodologia nos demais laboratórios.

O perito-geral, Júlio Torres, destacou que ao ser incorporado no órgão, SGQ fará com que o resultado do trabalho realizado da Pefoce seja cada vez melhor. “Nosso principal objetivo com a implementação desse sistema, é ter uma perícia forense com uma gestão da qualidade institucionalizada, homogênea, que tenha um padrão e isso resulte em um produto final de mais qualidade. Gestão de qualidade é a garantia de qualquer empresa. Digamos que uma empresa tenha um produto x, o grande objetivo dessa empresa é
entregar esse produto com a qualidade esperada ou até mesmo superando as expectativas”, exemplificou.

Núcleo de DNA Forense

Atualmente, o laboratório de DNA forense, já conta com o SGQ e passa periodicamente por auditorias externas do Ministério da Justiça e Segurança Pública / Comiê Gestor da RIBPG (Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos) em que é verificado a conformidade do laboratório e do Banco de Perfil Genético. O laboratório segue a Resolução no 12/2019 estabelecida pelo Comitê Gestor/RIBPG e que segue muitos requisitos da Norma ISO/IEC 17.025 que é uma norma mais amplamente utilizada na acreditação de laboratoriais forenses e comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão,
com resultados de alta qualidade.

Outra norma bastante reconhecida é a ISO 9000, que é uma certificação que atesta o padrão de qualidade de determinada empresa, e é composta por um grupo de normas técnicas que estabelecem esse modelo de gestão da qualidade.

Samyra Brasil detalhou mais informações sobre a norma. “A ISO 9000 é a normativa mais disseminada e esclarece conceitos de qualidade. Garante a qualidade de produtos e serviços a partir do gerenciamento do empreendimento. O SGQ formal fornece uma estrutura para o planejamento, execução, monitoramento e melhoria do desempenho das atividades de gestão da qualidade. O SGQ não necessita ser complicado; em vez disso, necessita refletir com precisão as necessidades da organização”, pontuou.

Os critérios estabelecidos pela ISO estão baseados em princípios gerenciais mais amplos, como foco no cliente, liderança, e melhoria contínua. A organização deve ainda estabelecer um conjunto de procedimentos documentados que regulamentarão a condução das atividades que impactam a qualidade do produto ou serviço prestados, bem como as próprias atividades de gestão.

Júlio Torres reforçou os principais pontos do SQG e como deve ser feito o procedimento pelos servidores. “O intuito final de tudo isso é que a gente torne os processos sistemáticos. Que possamos fazer as atividades de forma automática, internalizando o conceito e realizando nas ações diárias. Dentro da criação do SQG, temos quatro etapas principais: planejamento, garantia, controle e melhoria da qualidade. Nós estamos no estágio de criação e vamos nos empenhar para que o projeto funcione” concluiu.