Evento marca a comemoração de um ano do Núcleo da Pefoce da Região Sertão de Crateús

7 de outubro de 2022 - 16:26 #

O Núcleo de Perícia Forense da Região Sertão de Crateús completou nesta sexta-feira (7), um ano de atuação. Em celebração da data, o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, convidou para um evento comemorativo que correu no final desta manhã, na sede do núcleo em Crateús, delegados, policiais militares, representantes do poder judiciário, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, guarda municipal, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas e do Exército Brasileiro, para participarem de uma demonstração de local de crime simulado e como a Pefoce atua integrada a essas forças de segurança.

O evento contou ainda com apresentação dos coordenadores e servidores das quatro coordenadorias finalísticas da Pefoce. O encontro resultou no diálogo e integração de todos os convidados que aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas referentes as quesitações da Pefoce. Com a nova estrutura da Pefoce na região, foram realizadas mais de 1.210 perícias nos 13 municípios atendidos pelo núcleo.

O perito geral do Ceará, Júlio Torres, celebrou o primeiro ano de atendimento e reforçou a importância de ter uma força de segurança que funcione de forma integrada, contribuindo no combate à criminalidade. “Essa integração da Pefoce com as demais vinculadas da segurança pública, principalmente a Polícia Civil, que é polícia judiciária, é extremamente importante para resolução desses crimes e para poder trazer uma sensação de segurança maior para a população cearense. Estamos muito felizes com a atuação da Pefoce aqui no município, que trouxe uma investigação mais presente em todas as circunstâncias na região do sertão de Crateús”, disse.

Júlio também destacou a importância do núcleo para a resolução de crimes. “Hoje nós temos a presença de profissionais vinte e quatro horas em todos os dias da semana, atendendo as ocorrências de crimes, como também em locais de acidentes. A perícia vem contribuindo para a produção da prova técnica, que é a prova material para os inquéritos policiais e processos judiciais”, concluiu.

Atuando diariamente e por 24 horas, as quatro coordenadorias da Perícia Forense – Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) – trabalham no suporte direto das investigações e prestação de serviço à população com a emissão de carteiras de identidade.

Atendimento

O núcleo atende mais de 359 mil habitantes dos municípios de Ararendá, Crateús, Croatá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Monsenhor Tabosa e Tamboril. Perícias em locais de crime, lesão corporal, exame de custódia para prisão em flagrante, crime sexual, crime contra o patrimônio, ocorrências de trânsito, entre outras, são as perícias realizadas pelo núcleo.

Nesse primeiro ano de atuação na prestação de serviços aos cidadãos, o núcleo conseguiu ampliar significativamente o aporte para as emissões de carteira de identidade civil, através da CIHPB. Com a implementação do núcleo, os municípios de Ararendá e Independência também foram beneficiados.

Interiorização da Pefoce

Além dos serviços prestados à população e suprimentos nas investigações, a instalação de um núcleo da Pefoce nessa região do Estado representa, principalmente, a interiorização e fortalecimento da segurança pública no interior do Ceará. O equipamento também traz mais economia uma vez que as equipes fazem um menor deslocamento para atender as cidades do interior, o que traz mais agilidade para coletar as provas dos crimes, realização de perícias médicas para vítimas e exames para prisões em flagrante. Antes da instalação da Pefoce Sertões de Crateús, as demandas eram atendidas pelos núcleos de Canindé e Tauá.