Pefoce realiza palestra sobre saúde mental e trabalho de perícia criminal

27 de abril de 2022 - 17:11 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em parceria com a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), realizou, na tarde da última terça-feira (26), a palestra “Saúde Mental e Trabalho na Perícia Forense do Estado do Ceará”. O evento foi realizado no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro teve como finalidade dialogar sobre o trabalho do perito criminal, a sua função e a sua importância para a sociedade. Também fez parte do debate o tema saúde mental do profissional de segurança pública, além de cuidados e prevenção.

As apresentações foram ministradas pela perita criminal, Rosane Aguiar, e pelo médico perito legista e psiquiatra forense, Márcio Magalhães, ambos da Pefoce. Também participaram do evento, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Edir Paixão, que relatou sobre o trabalho e a saúde em segurança pública, e a psicóloga Bruna Gadelha, da Abips/SSPDS, que discursou sobre o cuidado e a prevenção da saúde do trabalhador. A atividade contou com a participação de servidores da Pefoce, do perito geral Júlio Torres e do perito legista e presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Ceará (Sindiperitos), Tácio Pinheiro Bezerra.

O perito geral do Ceará, Júlio Torres, enfatizou a importância da palestra para melhorar a qualidade profissional e pessoal dos servidores. “É sabido por todos nós que quando ingressamos no serviço na segurança pública, nós trabalharemos com temas bastantes sensíveis, tema da violência e isso obviamente impacta diretamente nas nossas vidas. Temos que ter essa noção sempre. A gestão precisa ter esse olhar especial para que seus servidores estejam com a sensação de estarem sendo cuidados. Cuidar do servidor é uma ação essencial dentro de qualquer instituição, seja ela pública ou privada”, destacou.

Conforme o perito geral, é importante humanizar os servidores e colaboradores no âmbito laboral.  “A forma com que nós reagimos diante das demandas são bastante particulares. Cada um de nós já traz sua bagagem com mistos emocionais, fragilidades e peculiaridades pessoais. E temos que estar atentos para isso, para observar minimamente quando o nosso serviço, que é muito impactante do ponto de vista sensorial e emocional, está sendo impactado pelos nossos servidores precisando de apoio”, disse Júlio Torres.

Saúde mental

Os transtornos mentais afetam milhares de pessoas por ano e muitos decorrem de cargas de estresse com o trabalho ou a vida diária. O médico perito legista e psiquiatra, Mário Magalhães, falou sobre a importância de compreender os tipos de transtornos e buscar ajuda profissional. “O estresse é algo contínuo para aquele profissional. A responsabilidade com o bem-estar social, o bem da população, isso não deixa de ser um peso para o profissional. As demandas cotidianas desses trabalhadores também, pois expõem eles a constantes estressores”, disse.

Mário também abordou sobre o cansaço mental dos profissionais da segurança durante a pandemia e ressaltou a importância dos profissionais monitorarem os sintomas de ansiedade e outros aspectos para buscar apoio.

Cuidado e prevenção

A psicóloga Bruna Gadelha, da Abips/SSPDS, apresentou a todos como é a atual estrutura da Abips e como ela desempenha o trabalho de Assessoria Biopsicossocial voltado ao bem-estar e à saúde dos servidores da segurança pública. A Abips dispõe de psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e realiza ações de saúde, desenvolvendo projetos para a ampliação de especialidades para melhorar os cuidados aos servidores e a assistência aos seus familiares.

Os profissionais da segurança pública que buscam alguma orientação ou apoio para si, ou para um outro companheiro de equipe, podem buscar a Abips diretamente. Os gestores também podem entrar em contato com a Abips para realizar uma roda de conversa, palestras, pedir suporte e/ou encaminhar colaboradores que necessitem de algum cuidado. A psicóloga alertou para que os servidores percebam quando não estão saudáveis e se permitam serem ajudados. “Tem pessoas que estão tão adoecidas e chegam numa situação tão vulnerável ao nosso setor, que ela não consegue perceber que ela não está bem, não quer tirar licença, não quer se afastar”, explicou.

Bruna Gadelha ressaltou a importância do trabalho preventivo e promoção da saúde para os servidores. “Geralmente, quando a gente pensa num setor de saúde, a gente só visualiza o atendimento, que é promover saúde depois que aquela pessoa está adoecida. Muitas vezes esquecemos que uma ação de vacina, de palestra, uma roda de conversa, uma intervenção, tudo isso é prevenção. O profissional de segurança pública lida com situações que acabam o expondo ao limite, a adrenalina. Então o trabalho de prevenção se torna muito importante para coibir situações mais graves,” finalizou.

Trabalho e apoio 

A perita criminal Rosane Aguiar fez a sua palestra relacionando o trabalho pericial em locais de crime e o equilíbrio mental. Destacou a importância da saúde mental para o profissional da segurança pública. “Nós somos humanos, nós trabalhamos com um trabalho científico. Porém, nós temos um corpo, que tem uma alma e que vivenciamos problemas na nossa vida pessoal, profissional e efetiva. Esse conjunto de emoções precisa estar em ordem para desempenharmos nossa função com excelência”, disse Rosane Aguiar.

A perita criminal destacou a importância do apoio mútuo e sensibilidade entre os servidores e fez alusão ao girassol, que é símbolo de campanha contra a depressão. “Você conseguir separar cada um desses sentimentos e chegar para um plantão, não é muito fácil. E o girassol é um grande mestre para nos ensinar, está sempre num grupo de muitos girassóis, juntos. Sempre de mão dadas, em busca do sol e procurando o melhor de uns para com os outros”, explicou.

Saúde e segurança pública

O tenente-coronel do CBMCE, Edir Paixão, que é mestre em saúde pública, iniciou sua participação desenvolvendo uma dinâmica laboral com os participantes do evento para relaxamento e descontração de todos. Ele falou sobre técnicas que ajudam na saúde emocional do profissional de segurança pública em sua atividade. “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Ninguém no mundo está totalmente saudável, mas, é importante minimizar os danos causados por determinados problemas, para conseguir desenvolver o trabalho de forma competente”, disse.

Edir também deixou uma mensagem de motivação para os profissionais da segurança pública presentes na palestra. “Queria fazer um convite para que todos pudessem olhar o trabalho de vocês e pensar que o trabalho de vocês vai mudar a vida das pessoas. Que vocês possam sair hoje com um olhar para o seus trabalhos, e como ele produz o bem, salva vidas” disse.