Em Itapipoca, Governo do Ceará entrega Pefoce da Região do Vale do Curu e anuncia mais investimentos para o município

27 de março de 2022 - 11:59 # # # # # #

Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Fotos: Thiara Montefusco e Sara Sousa

10° Núcleo da Pefoce vai atender mais de 772 mil cearenses que residem nos 22 municípios da região

O Governo do Ceará segue investindo para fortalecer a atuação das forças de segurança do Estado em todo o território cearense. Na noite deste sábado (26), foi a vez da população de Itapipoca, cidade localizada a 160 Km de Fortaleza, receber o novo Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Curu, que ficará sediado no município. Além disso, os itapipoquenses serão beneficiados com areninhas e obras hídricas, conforme ordens de serviço assinadas nesta noite.

Estiveram presentes o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o perito geral do Ceará, Júlio Torres; o secretário das Cidades; Marcos Cals; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; os prefeitos das cidades da região; e outras autoridades, entre deputados estaduais e federais, além de lideranças locais.

“No Ceará já foram quase 15 mil homens da Segurança Pública contratados em serviço público. Nós temos hoje a maior frota de aeronaves de helicóptero biturbina da Polícia. Nós espalhamos o Raio em 59 bases, inclusive aqui em Itapipoca para ajudar a segurança. A Polícia hoje tem o que há de melhor em armas e inteligência. Temos hoje cerca de 3.500 câmeras conectadas a um sistema inteligente de videomonitoramento” , afirmou Camilo Santana, destacando outros investimentos destinados para Itapipoca em infraestrutura, saúde e geração de empregos.

“Esse governo tem sempre procurado fortemente uma linha de cooperação e atenção àquilo que para população dos municípios é mais importante. É uma rota, uma meta, sempre presente. É ouvindo a população, sabendo dos anseios, daquilo que é considerado mais necessário e urgente, que o governo pode ajudar e apoiar”, pontuou a vice-governadora Izolda Cela, ressaltando a parceria entre Estado e municípios.

Melhor atendimento

Com investimento de R$ 4,4 milhões, o novo núcleo da Pefoce homenageia José Silva, que prestou relevantes serviços à população de Itapipoca quando atuou como servidor da Fundação Nacional de Saúde e do Banco do Brasil. A unidade beneficiará mais de 772 mil pessoas que moram nos 22 municípios da região: Acaraú, Amontada, Apuiarés, Bela Cruz, Cruz, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Miraíma, Morrinhos, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

“Perícia Forense chegando em Itapipoca significa melhores serviços prestados à população. Se precisar a Pefoce vai estar aqui para aliviar as dores das pessoas. Significa também mais carteira de identidade emitida para toda a população. [Pefoce] É a polícia científica que conduz os laudos periciais nos inquéritos, significando investigação mais rápida e eficiente para combater a impunidade”, definiu Sandro Caron, titular da SSPDS.

Além de equipamentos e mobiliário modernos específicos para a área de atuação da Perícia Forense do Ceará, o Núcleo conta com o reforço de profissionais que integram o grupo de 212 novos servidores da Pefoce empossados na última quarta-feira (23). “O Núcleo da Itapipoca já é uma unidade que nasce grande. Esse é o 10° Núcleo da Pefoce. Tivemos recentemente a nomeação de 212 novos servidores, e esses servidores já estão aqui hoje”, assegurou Júlio Torres, perito geral do Ceará.

A estrutura física ainda dispõe de hall de acesso e circulação, e salas de espera; salas de exames e consultório; salas de expediente, digitação e identificação; sala de armas e sala de perícia criminal; setor administrativo, almoxarifado e sala de reunião; salas de repouso masculino e feminino; dois laboratórios e sala de laudos; setores de necrópsia e de refrigeração, e sala para reconhecimento de corpo; sala técnica, garagem, jardins e estacionamento externo com acessibilidade; anexos: guaritas, tanque balístico, depósito e sala de gerador.

A professora Solange Aguiar, 55, que reside no município, considera o investimento um avanço para a região, mas principalmente para Itapipoca. “Com esses investimentos a cidade fica mais competitiva e melhor para a população”, avaliou.

“Faz uma diferença grande ter uma Pefoce na região. O Estado vai resolver também o problema de água na Itapipoca”, reforçou Felipe Pinheiro, prefeito de Itapipoca.

Mais qualidade de vida para Itapipoca

Na oportunidade, foi assinada ordem serviço para a construção de duas Areninhas em Itapipoca. Duas comunidades vão ter mais esporte e lazer em campo society com grama sintética, alambrados e rede, além de vestiários com banheiros. Os acessos aos equipamentos também receberão pavimentação e torres de iluminação.

Para o itapipoquense José Albanizo, 47, as areninhas, quando concluídas, irão beneficiar muitas crianças e adolescentes. “Em nossa cidade ainda falta lazer, locais para fazer esporte. Grande parte das crianças estarão participando. A cada dia que vem um empreendimento para Itapipoca é importante diante dos 130 mil habitantes que temos aqui”, frisou.

Até o momento, o Governo do Ceará já entregou 270 areninhas, sendo 168 no Interior, e 102 na Capital cearense, por meio da parceria Juntos por Fortaleza. “Essa política de areninhas é uma política de prevenção. A gente coloca a meninada na areninha, que tem escolhinha de futebol”, enfatizou Camilo Santana.

Além das areninhas, o Governo do Ceará e Cagece autorizam o início das obras que viabilizarão a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e a substituição de um trecho da rede adutora do Açude Gameleira. O investimento total de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com a Cagece, as obras se complementam, uma vez que os serviços da rede buscam interligar o sistema adutor de água bruta da Gameleira à nova ETA construída em Itapipoca, melhorando o abastecimento em toda a cidade. “A ideia é começar a suprir toda a cidade com a oferta de água necessária, para atender a demanda. A cidade tem crescido consideravelmente, e sempre tendo uma necessidade maior de água”, explicou Neuri Freitas, presidente da companhia.

A nova ETA da região terá um reservatório com incremento na vazão de 150 l/s, utilizando da tecnologia de tratamento de ciclo completo, que oferece ainda mais segurança no abastecimento de água tratada à população. Além da instalação de uma nova estação, a ETA existente em Itapipoca vai receber uma série de melhorias para seu funcionamento. No total, o investimento de mais de 12 milhões na execução da obra deve beneficiar cerca de 102 mil itapipoquenses.

Já os serviços na rede adutora vão substituir mais de 8 km de tubulação, para instalar uma nova rede com tubos de ferro fundido de DN 500 mm. A intenção é readequar o sistema interligado ao Açude Gameleira, ao investir na ordem de 8,6 milhões.